Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A cidade de Porto Alegre deu um importante passo rumo à sustentabilidade e eficiência no transporte coletivo urbano em 2024, com a renovação de sua frota. Ao todo, foram incorporados 137 novos ônibus, sendo 8 modelos Attivi Integral 100% elétricos e outros super articulados, que se destacam pela maior capacidade de transporte e conforto para os passageiros.
A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, teve papel fundamental na iniciativa, fornecendo mais de 70% dos veículos adquiridos. “Para nós da Marcopolo, é muito importante participar de um projeto que moderniza o transporte público e reafirma o compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Ônibus elétricos e super articulados: as novidades da frota
Desde agosto, os moradores de Porto Alegre começaram a utilizar 8 novos ônibus 100% elétricos, modelo Attivi Integral, que oferecem uma alternativa sustentável ao transporte coletivo. Esses veículos foram entregues para as operadoras Nortran (4 unidades) e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) (4 unidades).
Além disso, a renovação incluiu a chegada de ônibus super articulados do modelo Viale Express à frota da Carris, empresa pública de transporte. Com maior capacidade de passageiros e tecnologia avançada, os veículos visam proporcionar viagens mais rápidas e confortáveis, atendendo à crescente demanda por transporte coletivo na capital.
Modernização com tecnologia Euro 6
A renovação da frota também contemplou a entrega de 123 ônibus urbanos convencionais do modelo Torino, distribuídos entre diversas operadoras, como Carris, Sopal, Navegantes, Nortran, VTC, Belém Novo, Viação Auto Petrópolis e Presidente Vargas.
Esses veículos possuem motorização Euro 6, a mais avançada do Brasil, que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade do ar em Porto Alegre.
Impactos positivos para a cidade
Com a introdução desses veículos, Porto Alegre reforça seu compromisso com um transporte coletivo mais sustentável e eficiente. A iniciativa beneficia diretamente a população, ao oferecer veículos mais modernos, confortáveis e alinhados às demandas ambientais contemporâneas.