Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, realizou uma iniciativa de capacitação profissional voltada à comunidade, oferecendo mais de 30 mil horas de treinamento como montador. O programa beneficiou cerca de 250 alunos, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e fortalecer a competitividade no mercado de trabalho.
Como reflexo direto da formação, 10% dos participantes foram contratados por empresas do Consórcio Modular da VWCO logo após a conclusão do curso. A capacitação também busca contribuir para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.
O treinamento atraiu majoritariamente mulheres, que representaram 70% dos beneficiados. As turmas foram realizadas em Resende e Volta Redonda, com um modelo híbrido de ensino.
- Carga horária:
- 80 horas de aulas presenciais, com foco prático, realizadas no sindicato e na fábrica da VWCO.
- 40 horas de aulas virtuais, abordando conhecimentos teóricos sobre a atuação profissional.
- Diversidade:
O processo seletivo contemplou diferentes perfis, abrangendo diversas experiências, raças e gerações. Entre os participantes, houve desde pessoas sem vivência prévia na área até um venezuelano recém-chegado à região.
Depoimento e impacto na vida dos alunos
A montadora Amanda Pereira, contratada pela Kroschu – empresa do Consórcio Modular –, relatou o impacto positivo do curso: “Aprendi muito sobre o mundo da indústria, que eu desconhecia. Essa é uma bagagem que vou carregar para o resto da minha vida. Terminei o curso me sentindo preparada para trabalhar em qualquer grande empresa, mesmo aos 46 anos. Hoje, posso sonhar e fazer planos, como tentar fazer uma faculdade, graças a essa oportunidade.”
Parcerias e abrangência
O programa contou com apoio das prefeituras de Resende e Volta Redonda, além do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. A iniciativa faz parte do ecossistema de educação da VWTB Academy, que promove programas de desenvolvimento contínuo para colaboradores e comunidades, como o Dual Study, o Formare e a Co.De School.
Segundo Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO, a ação reforça o compromisso da montadora com o desenvolvimento regional: “Essa iniciativa fortalece nosso papel como agente de transformação e retribuição à comunidade, trazendo desenvolvimento e renda para a região. Além disso, facilita o processo de contratação ao preparar profissionais com conhecimentos básicos para o setor.”
A capacitação demonstra o esforço conjunto entre empresas, entidades e governo para estimular a formação profissional e o crescimento econômico no Sul Fluminense.