Porto Alegre registra aumento de 27% na oferta de viagens de transporte coletivo desde 2021

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A oferta de viagens no transporte coletivo de Porto Alegre cresceu 27% em comparação com novembro de 2021. O avanço faz parte das iniciativas do programa Mais Transporte, lançado no início de 2022, que visa melhorar a qualidade do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação.

Entre as principais ações estão a renovação da frota, com mais de 400 novos ônibus previstos até o final de 2024, incluindo 12 veículos totalmente elétricos distribuídos em três linhas, e o aumento das viagens diárias.

Melhoria no atendimento
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou o compromisso com a qualificação do transporte público. “Esse incremento é fruto de um trabalho diário dos nossos técnicos e visa qualificar o atendimento para o passageiro. Vamos continuar promovendo melhorias necessárias para oferecer mais qualidade nos deslocamentos.”

Somente em outubro de 2024, foram incluídas 411 viagens extras na tabela horária oficial de dias úteis. Com esse reforço, a oferta total passou para 13.409 viagens diárias, representando um aumento de 2.832 viagens em relação ao final de 2021, quando o número era de 10.577.

Monitoramento e tecnologia
O aumento na oferta é resultado de análises realizadas diariamente pelas equipes de planejamento da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com o Centro de Controle Operacional de Transportes.

A gestão da frota é feita em tempo real por meio de tecnologias avançadas, como ferramentas de Business Intelligence (BI) e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS), que permitem o acesso a dados estratégicos para tomadas de decisão.

Benefícios para os usuários

Os passageiros podem utilizar o Cartão TRI, que garante agilidade no embarque e permite recargas pelo aplicativo TRI POA, disponível para smartphones e tablets. Outra opção é adquirir passagens únicas por meio de QR Code, com pagamento via Pix e validação no ônibus.

Para planejar deslocamentos ou acompanhar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS instalado em 100% da frota, estão disponíveis os aplicativos Cittamobi, Moovit, TRI e o site oficial de consulta linhas.eptc.com.br. As tabelas de horários também podem ser acessadas pelo app 156+POA.

Com essas ações, Porto Alegre busca oferecer um transporte público mais eficiente, moderno e alinhado às demandas da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo