Outubro registra melhor desempenho de 2024 em emplacamentos de veículos automotores

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

O mês de outubro de 2024 registrou o melhor desempenho do ano para os emplacamentos de veículos automotores, com um total de 452,8 mil unidades vendidas. O volume representa um crescimento de 9,6% em relação ao mês anterior, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“O mês de outubro foi excelente, com crescimento em todos os segmentos. O cenário continua favorável ao crédito, e estamos avançando rumo às projeções da Fenabrave, que prevê um aumento de 16,8% no setor para 2024”, afirmou Andreta Jr., presidente da entidade.

Destaque para o mercado de ônibus
O setor de ônibus teve um crescimento expressivo em outubro. Foram emplacados 3.139 veículos, uma alta de 28,12% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2023, quando foram vendidos 1.927 ônibus, o crescimento foi ainda mais notável, chegando a 62,9%. No acumulado de 2024, o mercado de ônibus já soma 22.770 unidades emplacadas, um aumento de 9,47% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 20.801 unidades.

Segundo a Fenabrave, o bom desempenho no segundo semestre de 2024 confirmou as expectativas de recuperação no volume de licenciamentos. “A recuperação recente é consequência, em parte, das entregas do programa Caminho da Escola, contratadas antes do período eleitoral”, explicou Andreta Jr.

Expansão no mercado de ônibus elétricos
O segmento de ônibus elétricos também apresentou forte crescimento em 2024. No acumulado do ano, foram emplacados 271 veículos desse tipo, uma alta de 271,2% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram vendidos 73 ônibus elétricos. Esse avanço reflete o crescente interesse por soluções sustentáveis no transporte público e a adoção de tecnologias mais limpas pelas empresas e governos.

O desempenho de outubro e a evolução do mercado ao longo de 2024 reforçam a tendência de recuperação no setor automotivo, impulsionado por fatores como condições de crédito favoráveis e o aumento da demanda por veículos mais eficientes e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo