Governo de Pernambuco testa ônibus elétrico em itinerário turístico e metropolitano

Governo de Pernambuco testa ônibus elétrico em itinerário turístico e metropolitano

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Davi de Queiroz (Folha de Pernambuco)

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), iniciou testes com um ônibus elétrico que operará de forma experimental e temporária até o dia 3 de novembro. O veículo fará dois itinerários: durante os dias úteis, circulará entre o Marco Zero e a Praça do Derby, e aos finais de semana, entre o Cais de Santa Rita e Olinda.

A iniciativa, uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, tem como objetivo oferecer uma alternativa sustentável ao transporte público tradicional. O micro-ônibus totalmente elétrico tem capacidade para 35 passageiros, sendo 20 sentados e 15 em pé, e apresenta uma tarifa de R$ 5,15 para o percurso opcional na região metropolitana de Recife. Para a rota entre Recife e Olinda, o valor será de R$ 7,70, com pagamento exclusivo via cartão de débito, crédito, PIX ou Vem Comum.

O teste é parte dos esforços do governo estadual para promover o uso de energias mais limpas no transporte público. Além do ônibus elétrico, o CTM já testou veículos movidos a GNV (gás natural veicular) e está avançando na homologação de outras alternativas sustentáveis.

Sustentabilidade e mobilidade urbana
Matheus Freitas, diretor-presidente do CTM, destacou que o uso de ônibus elétricos contribui para a redução das emissões de poluentes, uma vez que utiliza uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR), promovendo um ambiente mais sustentável”, afirmou Freitas.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Nery, reforçou a importância da iniciativa para o setor turístico e para os moradores. “Estamos buscando transformar a experiência de quem visita e vive em Pernambuco, melhorando o acesso aos nossos destinos turísticos e tornando essa experiência mais sustentável e moderna”, disse Nery.

A ação reforça o compromisso do governo de Pernambuco com a sustentabilidade e a modernização do transporte público, ao mesmo tempo em que busca atrair mais turistas, oferecendo alternativas de mobilidade que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo