Volvo lança treinamento remoto da campanha "Pare, Olhe, Acene" para educadores e instrutores de transporte

Volvo lança treinamento remoto da campanha “Pare, Olhe, Acene” para educadores e instrutores de transporte

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) anunciou o lançamento do treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, voltado para educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. O objetivo é capacitá-los a ensinar conceitos de visibilidade no trânsito a crianças de 6 a 10 anos, com foco na prevenção de acidentes.

A campanha enfatiza a importância de três atitudes simples, mas essenciais no trânsito: parar, olhar e acenar. Essas ações visam evitar acidentes, principalmente em áreas com pontos cegos em caminhões, ônibus e outros veículos. O material educativo inclui vídeos de orientação e histórias animadas, desenvolvidos para facilitar a disseminação dos conceitos.

Desde seu lançamento em 2015, a campanha “Pare, Olhe, Acene” já alcançou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora, a Volvo está retomando essa iniciativa no Brasil, reforçando seu compromisso com a segurança viária. “Para a Volvo, a segurança é um valor fundamental e parte da nossa estratégia de sustentabilidade. Nosso objetivo é um futuro com Zero Acidentes fatais envolvendo nossos veículos”, afirma Ricardo Nanami, diretor de Pessoas & Cultura e Meio Ambiente da Volvo.

Capacitação e impacto
Nesta edição, serão oferecidas 250 vagas para educadores do ensino fundamental I e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo do treinamento é baseado na história da motorista de caminhão Sam, que apresenta situações de risco comuns nas ruas e estradas, destacando os perigos enfrentados por pedestres, ciclistas e motociclistas, os mais vulneráveis no trânsito.

Os participantes receberão um kit com materiais digitais e impressos, prontos para serem aplicados em sala de aula ou nas empresas. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro.

A campanha também apoia a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030), promovida pela ONU e pela OMS, que visa reduzir em 50% o número de acidentes e mortes no trânsito até 2030. Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Compromisso com a Visão Zero Acidentes
O Grupo Volvo, desde sua fundação em 1927, mantém um compromisso com a segurança. Em 2012, a empresa reforçou essa visão com a meta de Zero Acidentes envolvendo seus veículos.

“Além de desenvolver veículos com tecnologia avançada para prevenir acidentes, atuamos por meio do PVST para mobilizar a sociedade em prol da segurança no trânsito. A campanha ‘Pare, Olhe, Acene’ é um exemplo de como podemos engajar e preparar pessoas para se tornarem agentes de transformação, ajudando a salvar vidas”, destaca Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

As inscrições para o treinamento da campanha “Pare, Olhe, Acene” estão abertas até 11 de outubro, com vagas limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.