Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (SETRANS / FETRONOR / TRANSPASSE)
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou na noite de ontem (30) a concessão de transporte gratuito no sistema rodoviário intermunicipal e metropolitano durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024. O benefício será válido no fim de semana da votação, com um investimento de R$ 600 mil para garantir que os eleitores possam se deslocar até seus domicílios eleitorais.
De acordo com a governadora, a medida seguirá o mesmo modelo adotado em 2022, quando o governo estadual também ofereceu gratuidade no transporte intermunicipal. A partir da quarta-feira (2 de outubro), os eleitores poderão retirar suas passagens nos guichês das empresas de transporte, mediante apresentação de documento de identificação e comprovação do local de votação, como o título de eleitor ou o e-Título.
“A exemplo do que fizemos em 2022, estamos assegurando, via decreto, a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal semiurbano para os eleitores no dia da votação, 6 de outubro. O decreto será publicado nesta terça-feira (1º)”, explicou Fátima Bezerra.
A medida deve beneficiar mais de 2,6 milhões de eleitores aptos a votar no estado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A gratuidade será válida para viagens realizadas no sábado (5), com retorno permitido até as 18h da segunda-feira (7). Para o transporte semiurbano, que atende a região metropolitana de Natal, o benefício estará disponível apenas no domingo (6).
Logística e funcionamento
Os eleitores que desejarem utilizar o transporte gratuito devem retirar seus bilhetes entre os dias 2 e 4 de outubro nos guichês da Transpasse, a associação que representa as empresas de transporte intermunicipal no estado. Será necessário apresentar um documento de identificação e o título de eleitor para emissão das passagens de ida e volta.
A Transpasse informou que, devido à alta demanda esperada, as empresas de transporte deverão aumentar a frota, com previsão de 35 a 40 veículos circulando entre sábado e domingo.
Beneficiados e requisitos
Todos os eleitores que precisarem se deslocar para outro município para votar podem utilizar o transporte gratuito, desde que apresentem um documento que comprove a identidade e o local de votação. Entre os documentos aceitos estão o título de eleitor, o e-Título e qualquer documento oficial com foto.
Cronograma
A retirada das passagens poderá ser feita a partir da quarta-feira, 2 de outubro, até a sexta-feira, 4 de outubro. As viagens de ida para os locais de votação estão previstas para começar no sábado, 5 de outubro, com o retorno dos eleitores até as 18h da segunda-feira, 7 de outubro. Além disso, o benefício para o transporte semiurbano, que atende à região metropolitana de Natal, será válido somente no domingo, 6 de outubro.
A medida também inclui os serviços opcionais do sistema rodoviário intermunicipal e, no caso da região metropolitana de Natal, será válida apenas no domingo, 6 de outubro.