Cresce o uso de meios eletrônicos para pagamento no transporte público do Distrito Federal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Jabur (Agência Brasília)

Cerca de 85% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal estão utilizando meios eletrônicos para pagar suas passagens, segundo dados divulgados pela Agência Brasília. O sistema 100% eletrônico, implantado em 1º de julho, tem mostrado um crescimento contínuo no uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhetes avulsos.

De acordo com as informações do sistema de bilhetagem eletrônica, 45,5% das viagens nos ônibus do DF são pagas com o cartão Mobilidade, 31,2% com vale-transporte e 7% com cartões bancários de débito ou crédito. O pagamento em dinheiro, que antes representava 29% das transações, agora está em 15%. Além disso, 1,3% dos passageiros utilizam o bilhete avulso.

Bilhete avulso como alternativa
O bilhete avulso, lançado em 15 de agosto, oferece uma opção para quem não possui cartão de transporte ou prefere não utilizar cartão bancário. Ele é impresso no momento da compra e contém um código QR que o passageiro escaneia no validador do ônibus para liberar a catraca. Desde sua implantação, 2.319 bilhetes avulsos foram comercializados.

A emissão do cartão Mobilidade também teve um aumento de 9,8% desde junho, totalizando 594 mil unidades emitidas, o que reforça a migração dos usuários para os meios eletrônicos de pagamento, alinhados à modernização do sistema de transporte público do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.