Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A IVECO BUS anunciou a entrega de 20 ônibus elétricos articulados do modelo GX 437 ELEC LINIUM BRT para a rede Grand Reims Mobilités, com a opção de adicionar mais nove veículos. Esses ônibus começarão a operar na linha “les Sacres” no outono de 2025, como parte da criação de duas novas linhas de BRT (Bus Rapid Transit).
A empresa Mobility será responsável pela implantação da infraestrutura de carregamento no pátio de Huet, além de fornecer o software Cway para gerenciamento inteligente do carregamento dos veículos.
Mobilidade limpa e sustentável
O modelo GX 437 ELEC LINIUM foi escolhido para apoiar o projeto de oferecer um serviço de transporte público de alta qualidade e com zero emissões. As duas linhas de BRT conectam áreas estratégicas da cidade de Reims:
- Linha 1: Ligará o futuro campus da NEOMA Business School e ESAD, no distrito de Port Colbert, à Universidade de Reims Champagne Ardenne – Moulin de la Housse, passando pela estação central de Reims e pela linha “les Sacres”, eixo principal do centro da cidade que está sendo remodelado.
- Linha 2: Conectará a estação central de Reims à cidade de Cormontreuil, passando pelo distrito de Châtillons, que está sendo renovado.
Giorgio Zino, diretor de Operações Comerciais da IVECO BUS na Europa, destacou a importância dessa parceria. “Estamos muito satisfeitos com a escolha de Grand Reims, que reforça a IVECO BUS como um parceiro de referência em mobilidade sustentável. Estamos convencidos de que os passageiros apreciarão o conforto e o ambiente mais silencioso desses veículos”, afirmou.
Características dos ônibus elétricos
Os novos veículos articulados, com 18 metros de comprimento, têm capacidade para acomodar até 142 passageiros. Eles oferecem um interior moderno, com grandes áreas envidraçadas que permitem maior entrada de luz natural, e articulações translúcidas. O sistema de iluminação LED colorida permite a variação do ambiente interno, e os passageiros terão acesso a portas USB e telas de informações. Além disso, os ônibus serão equipados com câmeras que substituem os retrovisores externos tradicionais.
As baterias de alta capacidade garantem uma autonomia eficiente, e o conforto térmico será mantido por uma bomba de calor que opera com CO2, sem emitir gases de efeito estufa.
Infraestrutura de carregamento e gestão inteligente
A adaptação da infraestrutura de carregamento será conduzida pela Mobility, que instalará 32 pontos de carregamento no pátio de Huet, permitindo uma capacidade futura para veículos elétricos adicionais. A infraestrutura será planejada para ser fácil de usar e suportar possíveis expansões da rede de transporte.
O software Cway, desenvolvido para monitoramento e carregamento inteligente, permitirá o controle eficiente do equipamento, ajustando o carregamento de acordo com os horários de operação, características do veículo e tarifas de eletricidade, otimizando o consumo de energia.
Com essa entrega, a cidade de Reims avança na transição para um sistema de transporte público mais sustentável, oferecendo um serviço de alta qualidade para os usuários e reduzindo os impactos ambientais.