Acidentes com ônibus em Fortaleza caem 84% nos últimos sete anos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)

O número de acidentes de trânsito envolvendo ônibus em Fortaleza apresentou uma redução de 84,6% nos últimos sete anos, segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O levantamento inclui tanto veículos de transporte público quanto privado.

Além da queda geral no número de acidentes, os dados da AMC indicam reduções expressivas nos casos com feridos (65,5%), vítimas fatais (61,5%) e atropelamentos (59,2%) no mesmo período. Em 2017, foram registrados 1.521 acidentes envolvendo ônibus, resultando em 39 mortes, 502 feridos e 103 atropelamentos. Em 2023, esses números caíram para 233 acidentes, com 15 vítimas fatais, 173 feridos e 42 atropelamentos.

Raimundo Rodrigues, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destacou a importância dessa redução contínua, mesmo após a retomada das atividades econômicas, que haviam sido interrompidas durante a pandemia. Ele atribuiu o progresso ao investimento em segurança viária e à colaboração entre os órgãos de gestão e as empresas de ônibus. “Os acidentes podem e devem ser evitados, mas é fundamental reconhecer os avanços, já que não retornamos aos níveis de 2017, quando os registros ultrapassavam 1.500 acidentes por ano”, afirmou.

Sinalização de pontos cegos
Uma das principais medidas que contribuíram para a diminuição dos acidentes foi a instalação de adesivos de alerta sobre pontos cegos nos ônibus. Desde 2018, a Etufor vem promovendo a aplicação desses adesivos, que indicam áreas com baixa visibilidade para os motoristas, visando a prevenir acidentes com outros veículos, ciclistas e pedestres. A iniciativa teve sucesso e foi replicada em outras capitais brasileiras, além de ser adotada por empresas de transporte privado como exemplo de boas práticas no trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo