Do PORTAL UNIBUS
Foto: José Franca Neto (@sergipebuss_oficial)
O Consórcio do Transporte Metropolitano assinou, na última segunda-feira (16), o contrato com as empresas vencedoras da licitação para o serviço de transporte coletivo na Grande Aracaju. A partir dessa formalização, a Viação Atalaia e a Transportes Sergipe terão um prazo de 180 dias para iniciar a operação do sistema nos quatro municípios que integram o consórcio: Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
No processo de licitação, a Transportes Sergipe, empresa de Minas Gerais, venceu a concorrência para o primeiro lote, que abrange as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e parte de Aracaju. O segundo lote foi conquistado pela Viação Atalaia, que irá operar em Aracaju e São Cristóvão.
Conforme estipulado no contrato, a nova frota contará com 473 ônibus para atender a região metropolitana. Esses veículos terão idade máxima de cinco anos e meio e estarão equipados com sinal de Wi-Fi, além de uma inserção gradual de ar-condicionado e outras melhorias. A previsão é que o novo sistema comece a funcionar a partir de 2025.
O consórcio, que envolve as prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, está investindo um subsídio de R$ 126 milhões no projeto. O governo de Sergipe também participa da iniciativa, com o objetivo de modernizar e melhorar a mobilidade urbana na região.