Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volare / Secco Comunicação)
A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade global, participa da Lat.Bus 2024, maior evento da indústria de ônibus na América Latina, que ocorre de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. A empresa apresentará nove novos modelos, com destaque para as inovações alinhadas à tendência global de descarbonização do transporte, sendo os veículos com a marca Volare os responsáveis pelas principais inovações apresentadas no evento, como o que combina eletricidade e etanol.
Sob a marca Volare, quatro modelos novos são lançados: o Volare Fly 12, direcionado aos segmentos de fretamento e escolar; o Attack 10, em versão escolar e de fretamento; o Attack 8 Robust, um modelo competitivo para aplicações severas; e o inédito Attack 9 Híbrido, que será movido a eletricidade e etanol.
“Neste ano, a Marcopolo celebra 75 anos de atuação, consolidando sua posição como líder no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade. Nosso foco é criar produtos que promovam a descarbonização do transporte e avancem tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Confira abaixo os modelos expostos pela Volare:
Attack 9 Híbrido
Uma das grandes novidades da Lat.Bus 2024 é o Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional.
Previsto para comercialização em 2026, o modelo utiliza um powertrain elétrico Range Extender, que permite recarregar as baterias por meio de um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol.
Desenvolvido em parceria com a HORSE Powertrain Limited e a WEG, o veículo reúne as vantagens de um micro-ônibus convencional a diesel e de um veículo 100% elétrico, com autonomia de até 450 km e capacidade para armazenar 122 kWh em três packs de baterias. Além de ser neutro no ciclo de CO2, o Attack 9 Híbrido contribui para o ecossistema ao possibilitar a obtenção de créditos de carbono.
Fly 12
O Volare Fly 12 inaugura uma nova categoria de veículos, sendo considerado um “super micro”.
Com capacidade para transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, o modelo oferece eficiência e dirigibilidade com custos reduzidos de aquisição e operação. Na configuração escolar, o Fly 12 pode transportar até 64 estudantes.
Attack 8 Robust
O Attack 8 Robust é um modelo pequeno e versátil, ideal para transporte em áreas industriais, rurais e agrícolas.
Com 6.535 mm de comprimento e capacidade para 17 passageiros, o modelo se destaca pela robustez, agilidade e confiabilidade, além de oferecer menores custos de aquisição e operação.
Attack 10
O Attack 10 foi desenvolvido para atender à crescente demanda do transporte escolar e universitário, além do fretamento.
O modelo tem capacidade para 37 passageiros na versão de fretamento e até 54 na versão escolar, além de motorista e auxiliar. O Attack 10 combina alta capacidade com custos reduzidos, atendendo às necessidades específicas desse segmento.