Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A Adone Project Management, cliente de longa data da fabricante Caio, adquiriu 100 novos ônibus Apache Vip para expandir sua frota, que já conta com 790 unidades do mesmo modelo. Em junho, 68 desses ônibus foram entregues, e as 32 unidades restantes serão embarcadas em agosto, elevando o total para 890 veículos da Caio na frota da empresa.
Os novos ônibus serão distribuídos entre as frotas das 18 províncias e órgãos públicos de Angola, país africano com mais de 35 milhões de habitantes, conhecido por sua alta concentração de petróleo, que é um dos principais recursos de sua economia.
Klaus Von Winckler, representante comercial de exportação da Caio, destacou a relevância dessa parceria. “Para a Caio, é gratificante contribuir para mais uma expansão de frota e para o transporte público da população angolana. Esta sinergia entre Caio e Adone reforça nosso compromisso em atender às expectativas dos clientes, oferecendo produtos robustos, de fácil manutenção e de alta qualidade.”
Características
Os ônibus adquiridos são da quinta geração do modelo Apache Vip, com 10,5 metros de comprimento, encarroçados sobre chassis Volkswagen 17-230 com motor dianteiro. Para garantir a segurança dos passageiros, os veículos foram equipados com portas tipo fole com dispositivos de segurança que evitam a abertura inesperada durante o trajeto, além de janelas com acionamento de emergência.
Os veículos também oferecem conforto térmico, sendo todos equipados com ar-condicionado. Contam ainda com degrau escamoteável na porta dianteira para facilitar o acesso dos passageiros.
Outras especificações incluem catracas eletromecânicas, tecnologias embarcadas como alarme de ré e iluminação em LED no salão interno e nas caixas de porta. Além disso, itinerários eletrônicos foram instalados nas partes frontal e lateral externa dos ônibus, facilitando a identificação das linhas pelos passageiros durante o embarque.
Os ônibus Apache Vip também possuem características adicionais, como áreas específicas para cadeirantes, elevador semiautomático na porta traseira e poltrona hidráulica para o cobrador, atendendo às necessidades de acessibilidade e funcionalidade no transporte coletivo.