Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro uma linha abrangente de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, destacando-se pela tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6) e reduz significativamente as emissões de poluentes.
No segmento urbano, a Mercedes-Benz oferece soluções para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, incluindo dois modelos de chassis de ônibus com Piso Baixo para grande volume de passageiros: O 500 UA 2938 6×2 (articulado) e O 500 UDA 3738 8×2 (super articulado). Esses modelos garantem acessibilidade total em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas.
O modelo articulado O 500 UA pode receber carroçarias de até 18,6 metros, acomodando até 135 passageiros, com até 38 assentos. O super articulado O 500 UDA suporta carroçarias de 23 metros, comportando 175 passageiros e 57 assentos.
Além disso, a linha de chassis da Mercedes-Benz inclui os modelos articulados MA e super articulados MDA, ambos com Piso Alto, atendendo a todas as demandas dos sistemas de transporte coletivo urbano.
Tecnologia BlueTec 6 reduz emissões de poluentes
Os modelos O 500 UA e UDA são equipados com o motor OM 460 LA, oferecendo 381 cv de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm. A tecnologia BlueTec 6 assegura uma redução de 80% nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% nas emissões de Material Particulado (MP) em comparação com os motores Proconve P7 (Euro 5).
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destaca que “o BlueTec 6 contribui significativamente para a qualidade do ar e a preservação ambiental, benefícios especialmente notáveis no transporte urbano de passageiros. Isso reafirma nosso compromisso com a mobilidade sustentável e o ecossistema de transporte responsável, alinhado aos pilares ESG da empresa.”
Robustez e eficiência operacional
A Mercedes-Benz oferece duas opções de caixas automáticas para os chassis de ônibus articulados e super articulados de Piso Baixo: ZF Ecolife de 6 marchas, com retarder incorporado (série para UA e opcional para UDA) e Voith Diwa 6 de 4 marchas, também com retarder incorporado (série para UDA e opcional para UA).
Os chassis de ônibus da Mercedes-Benz são reconhecidos pelo alto padrão de qualidade, conforto e segurança. Incluem suspensão pneumática integral, suspensão controlada eletronicamente (ECAS), ajoelhamento bilateral e elevação, freios a disco em todas as rodas, sistema de frenagem eletrônico (EBS), freio-motor adicional Top Brake, ABS e ASR. Também possuem sistema de desligamento automático do motor (EIS), tacógrafo digital e volante multifuncional com teclas.
Walter Barbosa acrescenta: “Nossas equipes estão sempre focadas na mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida, trazendo soluções eficientes e confiáveis para o transporte de passageiros. Os chassis de ônibus articulados que oferecemos são ideais para o transporte de massa e mobilidade urbana, características típicas das grandes cidades brasileiras.”