Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
As vendas de veículos comerciais pesados na Colômbia registraram uma queda significativa de 30,7% no primeiro semestre de 2024, com 5.042 unidades vendidas em comparação com 7.277 no mesmo período de 2023, conforme dados da Andemos (Associação Nacional da Mobilidade Sustentável). Dentre esses, 4.289 foram caminhões e 753 ônibus, representando uma retração de 28,3% e 41,9%, respectivamente.
No segmento de caminhões, todos os subsegmentos apresentaram queda. Os modelos abaixo de 10,5 toneladas de PBT tiveram uma redução de 9,1%, com 2.347 unidades vendidas contra 2.583 no ano anterior. Os caminhões acima de 10,5 toneladas tiveram uma queda de 40,3%, com 1.079 unidades vendidas, em comparação com 1.808 no mesmo período de 2023. Já os tractocaminhões (caminhões rígidos) registraram uma retração de 45,8%, com 863 unidades vendidas, contra 1.591 no ano anterior.
Em relação aos ônibus, apenas o segmento de busetas (veículos similares a vans) teve crescimento de 17%, com 193 unidades vendidas em comparação com 165 no primeiro semestre de 2023. O segmento de micro-ônibus registrou uma queda de 30,1%, com 323 veículos vendidos contra 522 no mesmo período do ano anterior. O segmento de ônibus (veículos acima de 15 toneladas de PBT) sofreu a maior retração, com uma queda de 61%, registrando apenas 237 unidades vendidas em comparação com 608 no primeiro semestre de 2023.
Em contraste, as vendas de veículos comerciais pesados no Peru cresceram 7,1% no primeiro semestre de 2024, totalizando 8.807 unidades entre caminhões, ônibus e miniônibus, em comparação com 8.220 no mesmo período de 2023, segundo dados da AAP (Associação Automotriz do Peru). Foram 7.515 caminhões vendidos, um aumento de 4,4% em relação às 7.195 unidades do ano anterior, e 1.286 ônibus e miniônibus, um crescimento de 25,5% em comparação com as 1.025 unidades vendidas de janeiro a junho de 2023.
O crescimento das vendas no Peru foi impulsionado pelo maior dinamismo de setores econômicos que demandam transporte pesado, além do aumento da despesa pública em obras e manutenção de infraestrutura, especialmente pelos governos regionais e locais, e o desempenho positivo da mineração. No segmento de ônibus e miniônibus, foram vendidas 1.286 unidades no primeiro semestre de 2024. Em junho, houve uma elevação de 33%, com 254 unidades vendidas em comparação com 191 no mesmo mês do ano anterior.
No segmento de caminhões e tractocaminhões, foram vendidas 7.515 unidades no primeiro semestre de 2024. Apesar do desempenho positivo geral, houve uma retração de 4,5% em junho, com 1.149 unidades vendidas em comparação com 1.203 no mesmo mês do ano anterior.
Entre as marcas no Peru, a liderança no segmento de caminhões ficou com a Isuzu, que vendeu 1.083 unidades, seguida pela Volvo com 620 unidades e pela Fuso com 555 unidades. No segmento de cavalos mecânicos, a Volvo liderou com 395 unidades, seguida pela Scania com 304 unidades e pela Foton com 164 unidades. No segmento de ônibus e miniônibus, a Mercedes-Benz liderou com 303 unidades, seguida pela Hyundai com 110 unidades e pela Fuso com 109 veículos.