Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)
No primeiro semestre de 2024, os serviços de fretamento de ônibus transportaram mais de 8,6 milhões de passageiros no estado de São Paulo. Desses, 3,1 milhões de usuários viajaram na modalidade eventual, caracterizada pela prestação de uma única viagem, como excursões e shows. Os outros 5,5 milhões correspondem ao fretamento contínuo, destinado a pessoas jurídicas para o transporte frequente com origem e destino pré-determinados e usuários definidos.
O resultado representa um aumento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 7,7 milhões de passageiros nos fretamentos eventual e contínuo, segundo levantamento da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A agência recomenda que os passageiros viajem apenas com empresas devidamente autorizadas para a prestação do serviço.
A utilização do transporte irregular traz riscos, pois os veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas pela Artesp, além de não haver garantia de que o motorista está habilitado para a função. Esse cuidado é crucial para a segurança dos passageiros, especialmente considerando que as viagens de fretamento eventual aumentaram de 96.963 para 117.169 entre o primeiro semestre de 2023 e 2024. As viagens de fretamento contínuo cresceram 17,3%, passando de 165.264 para 193.908.
Além disso, quando um transportador irregular é flagrado pela fiscalização da Artesp, o veículo é retirado de circulação e os passageiros são realocados em um ônibus devidamente regulamentado.
Atenção ao utilizar o serviço
Para evitar transtornos durante as viagens intermunicipais no estado de São Paulo com um ônibus fretado, a Artesp recomenda verificar com antecedência se a empresa contratada e o ônibus utilizado são cadastrados junto à agência. Os dados podem ser consultados no site da Artesp. Antes do embarque, é possível checar a regularidade do veículo por meio do QR Code situado próximo à porta.
As empresas legalizadas também devem afixar na lateral dos veículos os adesivos padronizados pela Artesp, contendo o logotipo da agência e o número de registro da empresa. Na parte frontal do veículo, deve haver um adesivo com a letra “F”.