Do PORTAL UNIBUS
FOTO: Adenir Britto (CCRRIOSP)
Desde 1988, Luiz Carlos Bento percorre as estradas brasileiras e frequentemente enfrenta dificuldades para encontrar locais seguros para descansar. “Já cheguei a rodar mais de vinte horas direto,” relembra. “Essa vida não é fácil, dormindo em postos, tomando banho gelado na rua porque às vezes não tem um chuveiro sequer. Já pediram para eu sair de um posto porque não ia consumir nada nem abastecer.” Luiz, que começou como vendedor antes de se tornar caminhoneiro, aprecia seu trabalho, mas destaca que as condições precárias nas rodovias tornam o ofício mais desafiador. “Isso entristece e desgasta a gente. O maior cansaço de quem está na estrada é não ter apoio.”
A inauguração do Ponto de Parada e Descanso (PPD) no km 95 da BR-116, a Via Dutra, visa fornecer esse apoio. Localizado em Pindamonhangaba, no leste do estado de São Paulo, o novo PPD foi inaugurado nesta quinta-feira (4) pelo Ministério dos Transportes e faz parte da Política Nacional de Implementação de Pontos de Descanso, lançada em abril em Palhoça (SC). Com quase 67 mil metros quadrados, é o maior espaço em operação em rodovia federal concedida no país. A administração ficará a cargo da CCR RioSP, concessionária da rodovia, que começa a receber os motoristas a partir desta sexta-feira (5). Para Luiz, a nova instalação representa um alívio significativo. “Eu rodo muito aqui pela Dutra, todo o Vale do Paraíba, e já fui muito para o Sul. Acho que quanto mais espaços assim tiver, melhor.”
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, explicou que o plano é expandir o número de PPDs nas rodovias concedidas, para posteriormente implantar os espaços construídos pelo DNIT nas demais rodovias federais. “Estimamos que até o fim de 2025 teremos 60 pontos desses construídos em todo o Brasil. São serviços gratuitos, com segurança, e adaptados às necessidades identificadas por pesquisas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Estamos dando suporte à Lei do Caminhoneiro, permitindo que esses profissionais tenham opções de descanso dentro do tempo adequado,” detalhou.
Segurança e conforto
O acesso ao PPD da Via Dutra é pelo km 95, no sentido Rio de Janeiro. Com investimentos de R$ 30 milhões, o espaço oferece uma ampla variedade de serviços.
Para João Laurindo Neto, de 24 anos, rodar pelas estradas do Brasil sempre foi um sonho de criança. “Eu ficava grudado vendo aquela série Carga Pesada. Estar aqui é uma superação, uma realização. Muitos diziam que eu não seria capaz, que não valia a pena, mas tive fé em Deus. Hoje sou motorista de rodotrem,” conta, orgulhoso. Seu caminhão tem 30 metros, o que dificulta encontrar lugares para pernoite. “Não é todo posto que aceita, então não é todo dia que eu tenho o privilégio de poder parar e fazer minha comida. Tem muitos dias que eu preciso dirigir direto, sem almoçar ou estacionando rápido no acostamento para comer alguma coisa dentro do caminhão mesmo,” comentou.
A Via Dutra, um dos mais importantes corredores logísticos do Brasil, possui um alto fluxo de veículos pesados, exigindo atenção redobrada dos motoristas. O novo PPD oferece um ponto estratégico para caminhoneiros, proporcionando um local adequado para descanso após longas horas de direção, aumentando a segurança rodoviária e permitindo um melhor gerenciamento do tempo de viagem.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que destacou a importância dos novos equipamentos para a segurança nas estradas. “Os acidentes mais graves envolvem caminhão. Ter um ponto de parada como este é uma questão de saúde pública e funciona como uma vacina. Estamos prevenindo acidentes e salvando vidas,” comparou.
Prioridade do Ministério dos Transportes
Desde abril, a ampliação das estruturas de suporte para caminhoneiros tornou-se uma prioridade do Ministério dos Transportes. Através da portaria nº 387/2024, assinada pelo ministro Renan Filho, foi criada a Política Nacional de Implantação de Pontos de Parada e Descanso em rodovias federais.
A portaria estabelece duas frentes para a ampliação desses espaços: nas rodovias federais concedidas sob gestão da ANTT e nas rodovias sob gestão do DNIT.
Atualmente, o Brasil conta com 167 Pontos de Parada e Descanso (PPDs), dos quais 164 são certificados pelo Ministério do Trabalho e três provenientes de contratos de concessão de rodovias. A distribuição dos PPDs abrange 39 rodovias federais em 22 estados.