Marcopolo Rail apresenta novo veículo ferroviário híbrido

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de trens, participou do Seminário VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, promovido no último dia 16 de maio em São Paulo pelo Instituto de Engenharia. Durante o evento, a empresa apresentou seu mais recente produto em desenvolvimento, o Prosper VLT Hybrid.

Este novo veículo surge como uma solução sustentável para o transporte urbano e intermunicipal, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico para oferecer melhor desempenho operacional, com foco em preservação ambiental e sustentabilidade.

Desenvolvimento local e sustentabilidade
Segundo Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail, a unidade tem capacidade para desenvolver e produzir modais ferroviários localmente, atendendo à demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Ele destacou a importância de ter um produto moderno e sustentável, produzido no Brasil, para o crescimento da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento. “Diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, estão estudando a implantação de novos ramais ferroviários e a revitalização dos existentes. O Prosper VLT Hybrid é fundamental nesse contexto,” afirmou Santos.

Características do Prosper VLT Hybrid
O Prosper Hybrid é um veículo versátil que oferece conforto e segurança aos usuários, com design moderno e baixos custos de implantação e operação. Equipado com um powertrain híbrido, o veículo possui motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de lítio, conversão de tração e motor diesel com pós-tratamento dos gases de exaustão. Pode operar de forma bidirecional, com embarque em plataformas de 1,1m de altura, e pode ser produzido em diferentes bitolas (métrica, standard e larga), conforme a demanda do cliente.

Para maior conforto, o Prosper Hybrid inclui sistema de ar-condicionado com refrigeração e aquecimento, poltronas ergonômicas e uma ampla gama de opcionais.

Modos de Operação
O veículo pode operar em três modos distintos: utilizando apenas o motor elétrico, usando apenas o motor diesel, ou combinando ambos os sistemas. O powertrain conta com um motor diesel de 315 kW de potência (a 1.800 rpm) com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR, além de um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.

O Prosper Hybrid também possui um gerador de partida que pode funcionar como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia entre a bateria e o motor/gerador. Esse sistema permite que o modo de operação seja adaptado ao perfil da via a qualquer momento. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria, que pode ser reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo