Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcos Araújo (Assecom / Prefeitura de Rio Branco)
Rio Branco, a capital do Acre, está dando um passo em direção ao futuro da mobilidade urbana com a introdução de um ônibus elétrico em fase de testes. O prefeito Tião Bocalom havia anunciado anteriormente que a cidade teria ônibus elétricos até o final de 2023, mas as más condições do transporte público ainda são uma preocupação para os moradores.
O veículo chegou à cidade no último sábado (27) e será oficialmente apresentado à população em um evento na segunda-feira (6), em frente à prefeitura. A previsão é de que o ônibus inicie suas operações na terça-feira (7), percorrendo o trajeto entre a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a região da Corrente, localizada no 2º Distrito da capital.
O superintendente da RBTrans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Clendes Vilas Boas, explicou que o ônibus ficará em teste por 60 dias e poderá operar não apenas nessa rota, mas também em outras das 42 linhas existentes em Rio Branco. Essa fase de testes visa aferir a viabilidade do veículo elétrico para o sistema de transporte público da cidade.
Dos 30 ônibus elétricos que a prefeitura pretende adquirir, 20 serão do modelo ‘padron’ e 10 serão articulados. Alguns motoristas já estão sendo treinados para operar o veículo desde quinta-feira (2), visando garantir uma transição tranquila para a nova tecnologia.
O superintendente destacou que equipes estão realizando ajustes finais, incluindo a instalação de carregadores nos terminais, para garantir a segurança e eficiência do veículo durante os testes. Após o período de avaliação, o ônibus retornará à empresa fornecedora, sediada em Cuiabá.
“Estamos aguardando os resultados desse período de testes para enriquecer nosso Termo de Referência e concluir o processo de aquisição dos ônibus elétricos”, afirmou o superintendente. Essa etapa é fundamental para garantir que o projeto de introdução de ônibus elétricos na frota de Rio Branco seja bem-sucedido e atenda às necessidades do transporte público local.