Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
O mercado chileno de veículos comerciais continuou a registrar uma queda nas vendas no primeiro trimestre deste ano, com um total de 3.306 unidades comercializadas, marcando uma diminuição de 20,4% em relação às 4.156 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Segundo a ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), esse número inclui 2.735 caminhões e 571 ônibus, representando o menor volume dos últimos três anos.
Segmentos em queda
No segmento de caminhões, a retração foi de 12,9%, comparado aos 3.140 veículos vendidos de janeiro a março de 2023. Em relação aos ônibus, foram registradas 571 unidades, refletindo uma queda de 43,8% em comparação com os 1.016 veículos no mesmo período do ano passado.
A ANAC atribui essa queda de vendas à retração dos investimentos por parte das empresas e à baixa liquidez dos consumidores no mercado chileno.
Outros segmentos
No cenário das vendas de caminhões, a Mercedes-Benz se destacou como líder, acumulando 473 veículos e 17,3% do mercado no trimestre. Em seguida, a Volvo ficou com 291 veículos e 10,9%, seguida pela Volkswagen com 255 e 9,3% de participação. A Chevrolet garantiu a quarta posição com 240 veículos e 8,8%, enquanto a Scania fechou com 218 veículos e 8,0% de participação.
No segmento leve, a liderança foi da Fuso, com 51 veículos e 17,8% de participação, seguida por JAC e Foton, ambas com 45 veículos e 15,7%. Na categoria de caminhões médios, a Chevrolet dominou, com 170 veículos e 23,0% do mercado. Já entre os pesados, a Mercedes-Benz liderou com 428 veículos e 25,1% de participação.
Disputa no mercado de ônibus
Na competição pelo mercado de ônibus, a Yutong se manteve como líder, com um total de 250 unidades e 43,8% de participação. Em segundo lugar ficou a Mercedes-Benz, com 102 veículos e 17,9%, seguida pela Scania com 69 unidades e 12,1%. A Volvo ocupou a quarta posição, com 47 ônibus e 8,2%, enquanto a chinesa Zhogtong fechou em quinto lugar, com 24 veículos e 4,2% do mercado.
Os dados revelam um cenário desafiador para o mercado de veículos comerciais no Chile, com a necessidade de adaptação das empresas às condições econômicas e de consumo do país.