Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução (Via Automotive Business)
A Horse, divisão de motores do Grupo Renault, anunciou um acordo para fornecer motores elétricos para a Reborn Eletric Motors, empresa sediada no Chile. Os motores serão instalados nos ônibus elétricos fabricados pela companhia chilena.
Os motores são produzidos na fábrica da Horse em Curitiba (PR). O conjunto exportado para o Chile consiste no motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, projetado para servir como motor auxiliar de autonomia estendida para os ônibus elétricos de 24 lugares.
Com uma potência máxima de 114 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, o propulsor é responsável por carregar a bateria de bordo, que alimenta o motor elétrico responsável pela tração das rodas.
Patrice Haettel, CEO da Horse, destacou que a empresa está ampliando suas atividades além do fornecimento para os principais parceiros automotivos, adentrando em outro setor da mobilidade na América do Sul. “Estamos desenvolvendo soluções personalizadas com baixas emissões. Devido à nossa presença global, podemos oferecer à Reborn instalações de produção e testes de nível mundial”, afirmou Haettel.
Com oito fábricas em sete países e três centros de Pesquisa & Desenvolvimento, a Horse tem sede em Madrid, na Espanha. Segundo a empresa, são produzidas 3,2 milhões de unidades por ano. A unidade de Curitiba é uma das maiores bases industriais da empresa na América do Sul, incluindo uma fábrica de powertrain e uma de fundição de blocos de motor e cabeçotes de cilindro de alumínio.