Volkswagen anuncia início da produção de ônibus elétrico ainda neste ano

Volkswagen anuncia início da produção de ônibus elétrico ainda neste ano

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou oficialmente o início da produção de seu ônibus elétrico ainda este ano. Batizado de e-Volksbus, o modelo está sendo desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, localizado em Resende, no Rio de Janeiro. A confirmação veio durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, realizado no Rio de Janeiro.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, enfatiza a importância desse avanço rumo à eletromobilidade no transporte urbano. “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, disse.

A empresa quer aproveitar a expertise adquirida ao longo de cinco anos com o e-Delivery, caminhão elétrico citado pelo executivo da fábrica alemã. Fabricado 100% no Brasil, o e-Delivery servirá como base para o compartilhamento de tecnologias e componentes com a fabricação do e-Volksbus para enfrentar as condições desafiadoras de operação de ônibus elétricos no país.

O e-Volksbus, que passou por testes desde maio do ano passado, está alinhado com as tendências do transporte de passageiros, apresentando capacidade de 22 toneladas e autonomia de até 250 km. Seu sistema de carregamento noturno busca maximizar a produtividade, enquanto recursos como frenagem regenerativa e Eco-Drive Mode visam otimizar a eficiência energética. Além disso, o ônibus elétrico oferece proteção contra inundação, adaptando-se às diversas condições de operação no Brasil, e conta com recursos de acessibilidade, como o sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral. A arquitetura modular permite a produção de diversos tamanhos de veículos, desde micro-ônibus até superarticulados, proporcionando flexibilidade na adaptação às diferentes necessidades de transporte.

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