Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A fabricante de carrocerias para ônibus Marcopolo, sediada em Caxias do Sul (RS), anunciou um lucro líquido recorde de R$ 810,8 milhões em 2023, marcando um aumento de 85,6% em comparação com o ano anterior. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento nas vendas de veículos rodoviários, especialmente com a consolidação dos modelos G8, combinada com a expansão de produtos de maior valor agregado, como os veículos urbanos articulados.
O mercado de ônibus se fortaleceu a partir do final do terceiro trimestre de 2023 e o segmento de rodoviários está entre os destaques. Associado a isso, notamos também um aumento do nível de exigência por veículos mais confortáveis e tecnológicos, como os modelos urbanos com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi”, destaca José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
Com esses resultados, a Marcopolo mantém sua posição de liderança no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. O ano de 2023 destaca-se pela participação de mercado no segmento de ônibus rodoviários, que cresceu 9,4 pontos percentuais com o fortalecimento da linha G8.
O sucesso comercial também se traduziu na receita líquida consolidada, atingindo R$ 6,68 bilhões em 2023, um aumento de 23,4% em relação a 2022. Desse montante, as vendas no mercado interno contribuíram com R$ 4,01 bilhões, enquanto as exportações e negócios no exterior atingiram R$ 2,66 bilhões.
O lucro bruto alcançou R$ 1,53 bilhão no ano passado, representando 23% da receita líquida, um aumento significativo em comparação com os R$ 829,5 milhões e 15,3% da receita líquida em 2022. O EBITDA também mostrou um crescimento substancial, atingindo R$ 946,9 milhões em 2023, com uma margem de 14,2%, em comparação com R$ 385,6 milhões e margem de 7,1% em 2022.
Em termos de produção, a Marcopolo entregou 13.035 unidades no último ano, uma redução de 11,5% em relação a 2022. Do total, 83% foram fabricados no Brasil e 17% no exterior.
Mercado externo
No segmento internacional, a Marcopolo experimentou uma melhoria gradual nas operações, registrando crescimento no volume de vendas em 2023. Destacam-se as entregas no México, com 981 veículos, um aumento de 44,9% em relação a 2022; Austrália, com 407 unidades, representando um aumento de 24,1%; e África do Sul, com 362 unidades – um crescimento de 35,1% em comparação a 2022.
A filial chinesa da Marcopolo também consolidou sua posição em 2023, destacando-se como uma unidade de produção de carrocerias para novos tipos de propulsões, com foco especial em ônibus elétricos e a hidrogênio. “Estamos alinhados aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros e investimos ativamente no desenvolvimento de produtos e componentes para veículos mais sustentáveis”, reforça Valiati.
Perspectivas para 2024
Para 2024, a Marcopolo antevê um cenário positivo, impulsionado pela nova fase do programa do governo federal, Caminho da Escola, e o avanço na renovação de frotas em todos os segmentos. A empresa está pronta para entregar até 7.720 veículos, entre micro-ônibus e modelos Volare, diretamente e por meio de parcerias com fabricantes de chassis, com as entregas já em curso e estendendo-se até 2025.