Da Embarca (Via Mapa360)
Foto: Divulgação (Embarca / Via Mapa360)
A Embarca, startup de tecnologia especializada em desenvolver soluções para mobilidade em plataformas digitais, reafirma mais uma vez a parceria com a Viação Garcia, do Paraná, para fazer a implantação de sua nova plataforma Embarca.Pricing, que permite ao usuário pesquisar e encontrar o melhor preço na rota, no dia e horário que ele precisa.
A startup desenvolveu uma estratégia inédita ao criar esta ferramenta. A fim de estabelecer um preço condizente com o mercado nos serviços ofertados pelas empresas de transporte rodoviário, levou em consideração alguns fatores, como o equilíbrio entre oferta e demanda, sazonalidade, concorrência, antecipação, ocupação, dia da semana e previsibilidade de vendas baseada no histórico.
“Seria mais ou menos como os aplicativos para busca de apartamentos e hotéis. Porém, o Embarca.Pricing dá maior abrangência e precisão de horários das passagens rodoviárias, como no caso da Viação Garcia”, comenta Felipe Gulin, CEO da Embarca.
Dentre alguns benefícios que a plataforma proporciona às operadoras rodoviárias, podem ser elencados: verificação do comportamento do consumidor, criação de uma escalabilidade com baixa manutenção e múltiplas configurações de precificação simultâneas, ação de acordo com as oscilações do mercado e calibragem automática do preço conforme a oferta e a demanda.
“O nosso algoritmo implantado no site de buscas da Viação Garcia identifica o melhor custo naquele instante para cada trecho, dia e horário, fazendo o ajuste automaticamente, se necessário, conforme a demanda e informações do mercado e até as sazonalidades de vendas. Assim, o preço pode diminuir caso a companhia opte por vender mais passagens, focando na ocupação, mas ainda assim maximizando a receita total do ônibus”, explica Alvaro Justus, data head da Embarca.
Para Estefano Boiko, VP da Viação Garcia, a Embarca foi escolhida por ser a ferramenta mais avançada do mercado. “A inteligência de precificação do Embarca.pricing busca atender as necessidades dos clientes e maximizar os resultados da empresa seguindo a meta estabelecida. Estamos projetando um aumento significativo na rentabilidade de nossas linhas”, afirma o executivo.