Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
A forte chuva que castigou Natal desde a última sexta-feira, 01, causou estragos por toda a cidade. A precipitação, que foi equivalente a quase todo o volume esperado para o mês de julho inteiro, deixou também problemas para o transporte público: Ônibus e trens estão com circulação prejudicada, afetando usuários em todas as zonas administrativas da cidade.
O caso mais significativo foi registrado no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste, onde o rompimento do sistema de drenagem destruiu parte da Rua Mirassol e interditou totalmente o cruzamento da rua com a BR 226, na altura do KM 04. Com a interdição, quem precisa usar a rodovia precisa desviar por dentro do bairro para poder passar pelo trecho interditado.
De acordo com a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), esse dano prejudicou a circulação das linhas O-22 (Felipe Camarão / Rocas – Via Petrópolis) e O-59 (Guarapes / Praia do Meio). Segundo a pasta, atrasos nas viagens estão sendo registrados e, até o fechamento da matéria, ainda não havia sido definido o trajeto provisório das linhas no trecho afetado.
Além das linhas O-22 e O-59, o trecho interditado em Felipe Camarão também é atendido pela linha 599 (Lenigrado / Mirassol – Via Guarapes). A assessoria de imprensa da STTU não confirmou alguma alteração ou atraso de viagens na linha.
Já no transporte intermunicipal, o trecho da BR 226 interditado faz parte do itinerário da linha G (Macaíba / Natal – Via BR 226), operada pela empresa Trampolim da Vitória. Ao UNIBUS RN, a empresa informou que a linha G está operando normalmente, apesar de estar praticando um desvio dentro do bairro Felipe Camarão – até o fechamento da matéria, a empresa não recebeu orientação sobre o desvio a ser praticado pelos ônibus.
Bairro Nordeste: Já na Avenida Felizardo Moura, no Bairro Nordeste, uma cratera se abriu no sentido Centro, interditando totalmente o trecho. Por isso, a STTU enviou agentes ao local para ordenar o trânsito.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da pasta, as linhas de ônibus que trafegam na região – prioritariamente trajetos que atendem bairros da Zona Norte – estão sendo desviadas para ruas do Bairro Nordeste. A pasta informa, ainda, que essas linhas também estão sofrendo com atrasos nas viagens por conta do trânsito mais lento.
Trens: Já no transporte ferroviário, o escritório local da CBTU informou que as três primeiras viagens da linha Sul, que liga Natal a Parnamirim, foram canceladas após a chuva causar danos na linha férrea.
A companhia informa, ainda, que a Linha Sul voltou a funcionar por volta das 8h, com viagens entre as estações Natal, na Ribeira, e Cidade Satélite, continuando assim até que haja a conclusão do reparo da linha férrea, o que deixará os moradores de Parnamirim sem acesso, temporariamente, ao transporte ferroviário.
Não há problemas, segundo a CBTU, na linha Norte, o que faz com que a ligação entre Natal e Ceará-Mirim funcione normalmente.