Com novo CEO, Marcopolo aposta em tecnologia e negócios no exterior

Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

Andre Armaganijan assumirá como novo CEO da fabricante de chassis de ônibus Marcopolo em abril de 2023, mas o executivo já tem claro o caminho que a empresa deverá trilhar sob a sua gestão. No horizonte, disse o futuro presidente a Automotive Business na quinta-feira, 26, está uma estratégia de continuidade das diretrizes iniciadas pela gestão de James Bellini e interrompidas pela pandemia — retomar o crescimento no mercado externo e desenvolver produtos com novas tecnologias.

“O propósito é dar continuidade a todo o trabalho que a fabricante está fazendo. Nos últimos dois, três anos, discutimos novas tecnologias, lançamento de produtos elétricos, combustíveis alternativos, a nova Geração 8 de carroçarias, novos modais. A empresa vem se transformando de uma forma bem positiva, e a minha proposta, sem dúvida, é dar continuidade a isso”, disse o executivo. “Expansões internacionais são sempre temas que olhamos. A Marcopolo quer continuar sendo uma empresa global.”

A fabricante de ônibus sempre teve sua operação marcada pela manutenção de unidades produtivas fora do país. Com a pandemia de covid-19, a empresa não apenas passou por um forte processo de reestruturação — que envolveu também a diminuição da sua força produtiva — apenas no Brasil, mas também nas operações no exterior, como México e África do Sul. Com o avanço da vacinação, os pedidos por ônibus voltaram a aparecer, então a companhia passou a buscar formas de recuperar sua produção global.

Recuperação da lucratividade: No primeiro trimestre, por exemplo, saíram das linhas da companhia pouco mais de 3 mil unidades de ônibus, resultado que representou alta de 5% sobre o volume produzido no primeiro trimestre do ano passado. A produção maior acompanhou as vendas no período, que resultaram em lucro líquido de R$ 98 milhões no primeiro trimestre e receita de R$ 958,6 milhões, 15% maior do que a registrada no janeiro-março do ano passado.

A tendência apontada pelo futuro CEO da companhia é a de que paralelo a esse processo de retomada da produção ocorra um trabalho comercial focado em novas áreas de negócios, como a de veículos elétricos. Também estão no radar, segundo o executivo, a aplicação de veículos Marcopolo em outros segmentos de transporte afora o de passageiros.

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