PB: Em João Pessoa, Semob encerra programa Humanizar 2021 com entrega de certificados e até medalha de Ser Humano Nota 10

Por News Comunicação
Foto: Divulgação (News Comunicação)

Esse não foi um ano fácil, mas, mesmo com todos os problemas causados por uma pandemia que parou diversos setores e fechou as portas de empresas – algumas definitivamente – o sistema de transporte público de João Pessoa continuou mantendo o compromisso e sua qualidade de serviço. O atendimento, que é e sempre foi um dos pontos mais importantes compartilhados pelas empresas que formam o Grupo A. Cândido (Unitrans e Santa Maria), este ano de 2021 teve um importante apoio do projeto Humanizar, desenvolvido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Nesta sexta-feira (17), aconteceu o encerramento do programa no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com a presença de representantes públicos do sistema e operadores. A ocasião foi uma oportunidade para valorizar o Humanizar como ação educativa e pequenas ações de empatia e humanidade no trânsito.

Com o tema “Humanização no atendimento do nosso cliente interno e externo”, a 5ª edição do Humanizar envolveu de forma singular 21 operadores – despachantes, coordenadores de área e fiscais – da Unitrans que participaram de 16 módulos do projeto entre os dias 27 de agosto e 10 de dezembro. Tendo em vista o amparo que proporcionou a muitos que perderam familiares e que conseguiram, através de exemplos e ensinamentos, praticar a empatia, o Humanizar cumpriu um papel importante tanto no trabalho, quanto na vida dessas pessoas.

O projeto é uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) e o Sest/Senat e tem o objetivo de sensibilizar os operadores do sistema de transporte público para otimizar o trabalho oferecido por eles. De acordo com a psicóloga da Semob, Sandra Araújo, facilitadora do Humanizar, este ano, o programa abordou temas como as relações interpessoais na qualidade do atendimento, resolução de conflitos, comunicação, ética e comportamento, trabalhando as emoções como: medo, raiva, tristeza, calma e alegria.

Em sua fala de abertura do evento, Sandra destacou a importância das parcerias e agradeceu a todas as empresas de transporte coletivo na pessoa do gerente de tráfego da Unitrans, Alisson Ricarte. “Alisson foi uma força para todas as empresas não só para o consórcio dele, mas todas as empresas. Antes víamos empresa por empresa, hoje não. É um sistema que hoje está muito unido e preocupado em melhorar ainda mais e Alisson fez isso muito bem”, comentou ela, que entregou certificados para cerca de 40 lideranças, entre coordenadores de área, despachantes e chefes de tráfego das empresas concessionárias de transporte.

Mas, o desafio maior de todos eles, para o gerente Alisson Ricarte, não esteve em assistir às 16 aulas online, mas em ser multiplicador desse conhecimento. “São mais de 600 pessoas para quem eles precisam repassar o que aprenderam”, frisou Alisson, explicando que essa é a verdadeira aprendizagem para mudar o mundo: a que acontece de forma coletiva.

O Superintendente Executivo da Semob, Marcos Antônio Souto Maior Filho, também falou sobre o trabalho conjunto e parcerias para a melhoria do sistema. “Esse é o programa que deveria ser feito sempre. Nós incentivaremos sempre. Falo pelo executivo, pelo prefeito”, disse o dirigente, agradecendo a todos. “A palavra é agradecimento nesse momento. Agradecimento e parabenização por um trabalho desse constante e indiscutivelmente necessário”, frisou ele.

Necessário também foi o que achou o despachante Gutemberg Souza. Ele foi chamado ao palco por Sandra porque ele foi um dos participantes que afirmou mais ter sentido a mudança que o programa fez não apenas no seu trabalho, mas na sua vida. “Quero agradecer a todos. Todos eles viram que eu precisava de apoio. Viram meu problema no Humanizar”, disse ele, referindo-se a desafios vividos no seio da família e que mexeram com seu emocional durante a pandemia.

Sandra lembrou a dificuldade que foi durante esses dois anos lidar com tanta insegurança, desesperança e negativismo. “O que foi levar todos esses sentimentos para casa? Demissão, a empresa fazendo malabarismos. Foi muita dor”, destacou a psicóloga.

Humanizar capacita para a colaboração: Mas, Gutemberg foi entre muitos auxiliados pelo Humanizar em 2021. A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, que representou também o Sintur na ocasião, encerrou o evento falando que foram dois anos de extrema dificuldade para todos, mas que nessas situações é que as pessoas mais aprendem, unem-se e se fortalecem.

“Perdemos gente pela Covid e também pelas demissões. Tudo isso foi como um trem em movimento que parou num freio brusco”, iniciou a diretora. “Paramos por três meses e vimos que muitos passageiros não sabiam andar de ônibus. Sabia que levava para a escola, por exemplo, mas se o usuário quisesse pegar outra opção, não sabia qual. Quando fizemos mudanças, víamos a dificuldade. E agora? Como vamos ensinar a todos? Quando vocês precisam de informação vocês recorrem a quem? Eles recorrem a nossos funcionários. E hoje nosso grande agradecimento é aos funcionários. Sempre a eles”, disse Lorena.

A diretora continuou explicando que o Humanizar foi de extrema importância nesse processo também porque tratou de temas muito urgentes no momento. Era preciso mais humanidade, mais união nesse período de pandemia. “Todos perdemos algo e estamos juntos e firmes. Espero muito que 2022 consigamos ter de volta tudo o que tínhamos. Até do RH tivemos que retirar e vieram vocês preencher essa lacuna. Para fazer melhor precisamos estar juntos. Quero agradecer a todos vocês do programa Humanizar por esse acolhimento e apoio”, finalizou Lorena Dantas.

Um motorista entre todos – Ser Humano Nota 10: Como o Humanizar contribui para o desenvolvimento das habilidades dos profissionais que lidam com situações vividas no trânsito todos os dias, um de seus participantes, o despachante Carlos Alberto, prestou uma homenagem a um colega motorista. José Maria, que atua na linha circular da Reunidas, foi o primeiro operador a receber a medalha Ser Humano Nota 10, que acabou de ser instituído pela Semob, haja vista a história contada pelo despachante.

Segundo Carlos Alberto, ele estava passando em seu carro particular quando observou o motorista José Maria sair de sua cadeira para ajudar um senhor que tentava subir ao ônibus com muitas sacolas. A ação do motorista, para Carlos, foi um exemplo de atendimento de respeito e qualidade ao usuário e, mais que isso, foi uma atitude humana, digna de conhecimento. “Então, como eu estava dirigindo, não filmei, mas anotei o número do ônibus e linha e passei para o pessoal da Semob para que reconhecessem a ação de José Maria”, disse o despachante, colocando a medalha em torno do pescoço do operador.

Aplaudido por todos, José Maria também recebeu um certificado das mãos da facilitadora da Semob, Fátima Araújo. “É apenas um papel, mas é para que todas as vezes que você olhe, você se lembre de sua ação. Ser humano nota 10 não é fazer tudo perfeito, mas é ter empatia e se colocar no lugar do outro”, explicou ela. Ao final, o motorista ainda ganhou da PRG Material Hidráulico, uma caixa de ferramentas. José Maria, emocionado, agradeceu e disse que deseja que o sistema cresça muito mais porque é com ele que ele sustenta a sua família.

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