Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Em reunião na manhã desta sexta-feira, 03, representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) ouviram esclarecimentos, por parte do reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, sobre as negociações para a retomada do atendimento ao transporte público por ônibus na sede da instituição de ensino, em Natal. O encontro ocorreu dois dias após a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) anunciar a criação da linha “Alimentadora UFRN”, em substituição à linha 588 (Circular Campus), cujo atendimento é feito com cobrança de tarifa para os usuários.
A linha 588, que atendia o Campus Universitário, operava sem a cobrança de tarifa até março de 2020, quando as aulas presenciais da UFRN foram suspensas por força da pandemia da COVID-19.
O encontro contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do reitor em exercício e da chefe de gabinete da reitoria, Magda Pinheiro, que expos detalhes sobre os encontros promovidos pela universidade para reivindicar o retorno do transporte público para o Campus – os encontros foram feitos com a presença de representantes de órgãos judiciais, da Prefeitura do Natal e do SETURN, entidade que representa as empresas de ônibus.
Durante o encontro, o reitor em exercício ressaltou que a UFRN se posiciona a favor dos estudantes e dos usuários do transporte público que, anteriormente, tinham uma linha de ônibus gratuita operando no Campus Universitário e que, agora, reivindicam a suspensão da cobrança da tarifa.
“Somos a favor da gratuidade do Circular e temos apresentado essa demanda em todas as tratativas já realizadas anteriormente”, disse Henio. “Sabemos que a UFRN vem fazendo esforço pela retomada do Circular”, afirmou Lorran Silva, coordenador do DCE.
No encontro, a representação do DCE entregou ofício em que convida o reitor em exercício a participar de uma reunião, promovida pelos estudantes, com a presença da STTU e de membros da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Natal. Henio aceitou o convite e a reitoria da UFRN participará do encontro.
Operando desde o último dia 1º, a linha Alimentadora UFRN substitui o Circular do Campus Universitário e, segundo a STTU, tem tarifa de R$ 3,20, com direito ao uso da meia-passagem para estudantes (R$ 1,60) e integração temporal disponível para o uso da bilhetagem eletrônica.