Por UNIBUS RN
Foto: Davi Alves Paulino
No último mês de setembro, a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) realizou uma atualização do transporte público por ônibus em Natal, que modificou o itinerário de várias linhas, criou novas operações, reativou linhas e restaurou itinerários do transporte de Natal. As modificações afetaram o sistema nas quatro regiões administrativas da cidade. De acordo com a STTU, as modificações ocorreram devido a necessidade de otimizar o sistema de transporte.
Além das mudanças nos itinerários e operações, as linhas sofreram alterações nas suas nomenclaturas, recebendo a letra da região de onde elas partem (“N” para linhas que saem da zona norte, “S” para linhas que saem da zona sul, “L” para linhas que saem da zona leste, e “O” para linhas que saem da zona oeste). Já as linhas circulares – que no pacote de atualização do sistema passaram a se tornaram mais comuns – receberam o código “5”, se tornando 5XX (exemplo: 536, 544, 581, etc).
Passados quase dois meses, as mudanças implementadas nos itinerários estão em vigor, mas os códigos apresentam desorganização antes de qualquer informação.
A mudança, que deveria ser gradual e ocorrendo de acordo com as linhas que fossem modificadas, aconteceu de uma hora para a outra em todas as linhas. Além disso, há linhas que não aderiram a nova nomenclatura da letra. “A alteração ocorreu tão rápido e pelo visto tão desorganizado, que por um período, a antiga linha 78A-47, da empresa Reunidas, operou com os códigos N-47 e N-78”, demonstra Helckton Fernandes, estudante de logística e participante do grupo Ônibus Coletivo de Natal, que debate temas ligados ao transporte local. Atualmente, a linha opera apenas com o código “N-78”, código que deveria ser readequado, na opinião de Helckton.
“Muitas pessoas ainda têm uma noção do sistema antigo. Utilizar o código 78, mesmo com a letra “N”, pode confundir mais do que ajudar, até por que a 17 também está em operação (anteriormente, a linha era denominada 17-78), mas elas têm itinerários diferentes. Seria muito mais prático operar a linha como N-47, inclusive semelhante a N-43 (antiga 64A-43)”, considera.
As falhas na Reunidas também ocorrem na programação do itinerário digital dos ônibus. A empresa programou nos destinos frontais a mensagem “N-78 DER” (na mudança que a linha sofreu, seu ponto de retorno passou a ser feito na Av. Miguel Castro, onde fica localizada a sede do Departamento de Estradas e Rodagens – DER), local desconhecido pela maioria da população. “Quem vai pegar essa linha se atentando ao DER? O ideal seria uma programação informando que a linha vai até o shopping Midway, ou algo como Lagoa Nova, mesmo que as condições geográficas obriguem a N-78 ir até a Avenida Miguel Castro fazer seu retorno”, considera.
Já em outra linha da empresa, a 68 (Alvorada IV/Petrópolis), a nomenclatura não foi atualizada. Pelo menos não nos ônibus, já que ela permanece operando com o código, sem a letra “N”, condizente com a região de onde ela parte.
Além da linha 68, quem também não recebeu as letras foram as linhas operadas pela empresa Cidade do Natal. Atualmente, a 33 (Planalto/Praia do Meio), 33A (Planalto/Praia do Meio, via BR-101), 33B (Planalto/Midway), 40 (Planalto/Mãe Luíza, via Alecrim) e 41A (Planalto/Ribeira, via Leningrado) seguem sem qualquer mudança na nomenclatura nos ônibus – todas deveriam receber a letra “O”, já que saem da zona oeste.
Curiosamente, as linhas 33A e 41A são operadas conjuntamente com outras empresas, que modificaram suas nomenclaturas. No caso da 33A, que também é de responsabilidade da Santa Maria, a linha está circulando como “O-33A”, e a 41A, ganhou o código “O-41A” pelas empresas Santa Maria e Conceição, que também atuam na operação.
“Veja como isso é sem lógica. Ainda que seja algo mínimo, talvez um mero detalhe, mas se trata de uma mesma linha, uma só operação, e que na prática estão com códigos diferentes. É uma desorganização”, afirma Heckton.
Segundo ele, a atualização do sistema trouxe pontos importantes com o fim dos códigos unidos (até então, havia no sistema de Natal linhas que foram unidas e operavam com os dois códigos, como a 17-78 citada anteriormente), mas não foi eficiente em acabar com códigos que já eram unidos as letras, na maioria das vezes sendo adaptações de uma outra linha (como a 33A e 33B, por exemplo).
Para Helckton, a STTU e as empresas deveriam atuar em prol da maior praticidade possível nas linhas, a começar por seus códigos. “Natal já tinha vários códigos livres, de linhas que foram extintas, e nunca foram reaproveitados. Agora, no momento dessa atualização tão importante do sistema, fazer os remendos na nomenclatura, é algo lamentável. Nos casos das linhas O-33A e O-41A, a STTU poderia indicar o uso dos códigos O-32 e O-42, respectivamente, que são numerações desocupadas muito próximos aos códigos originais”, considera.
Confira as atuais linhas urbanas e seus códigos
N-02 – Gramoré/Midway
N-04 – Amarante/Mirassol
N-05 – Vale Dourado/Petrópolis (antiga 05-67)
N-07 – Alvorada IV/Mirassol
N-08 – Redinha/Mirassol
N-15 – Pajuçara/Petrópolis (antiga 15-16)
N-17 – Gramoré/Petrópolis (antiga 17-78)
O-19 – Rodoviária/Ribeira
O-19-25 – Rodoviária/Ribeira, via Bairro Nordeste (domingos e feriados)
O-20 – Cidade da Esperança/Ribeira
O-21 – Felipe Camarão/Areia Preta
22-71 Felipe Camarão/Rocas, via Petrópolis (a linha ainda não recebeu a letra “O”)
O-24 – Planalto/Ribeira, via Av. Prudente de Morais
N-25 – Redinha/Bairro Nordeste (união das antigas 13 e 25, inicialmente divulgada como “13-25”)
N-26 – Soledade I/Midway
N-27 – Alvorada IV/Ribeira, via Alecrim
N-29 – Nova Natal/Mirassol, via Nova Descoberta (antiga 10-29)
O-30 – Felipe Camarão/Mirassol, via Candelária (união das linhas 30 e 31)
33 – Planalto/Praia do Meio
33A – Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais (empresa Cidade do Natal)
O-33A – Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais (empresa Santa Maria)
33B – Planalto/Midway Mall
N-35 – Soledade I/Candelária
L-37 – Ribeira/Cidade Satélite, via Praça
O-38 – Planalto/Areia Preta, via Av. 06
O-39 – Cidade Nova/Ribeira, via Tirol
40 – Planalto/Mãe Luíza, via Alecrim
O-41 – Cidade Nova/Ribeira, via Av. Prudente de Morais
41A – Planalto/Ribeira, via Leningrado (empresa Cidade do Natal)
O-41A – Planalto/Ribeira, via Leningrado (empresas Santa Maria e Conceição)
N-43 – Nova Natal/Midway, via Alecrim
S46 – Ponta Negra/Ribeira, via Praça
S-48 – Mirassol/Alecrim, via Nova Descoberta (anteriormente, operou como L-48 – Rocas/Nova Descoberta, via Alecrim)
S-50 – Serrambi/Santa Catarina
L-51 – Ribeira/Pirangy, via Praça
L-52 – Ribeira/Pirangy, via Alecrim
L-54 – Ribeira/Ponta Negra, via Alecrim
L-56 – Ribeira/Ponta Negra, Via Costeira
O-59 – Guarapes/Praia do Meio
N-60 – Pajuçara/Mirassol
O-63 – Felipe Camarão/Mirassol (Ainda não há confirmação se a linha vai permanecer como “Mirassol” ou “Campus”)
N-64 – Nova Natal/Petrópolis (antiga 61-64, itinerário de domingo que uniu as linhas 61-62 e 64 e se tornou fixo)
68 – Alvorada IV/Petrópolis
N-70 – Parque dos Coqueiros/Petrópolis
N-72 – Vale Dourado/Mirassol
N-73 – Santarém/Ponta Negra
N-75 – Parque das Dunas/Alecrim, via Ponte N. Navarro
O-76 – Felipe Camarão/Parque das Dunas
O-76A – Felipe Camarão/Redinha (domingos e feriados)
N-77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol
N-78 – Santarém/Midway, via Ponte N. Navarro (antiga 78A-47)
N-79 – Parque das Dunas/Mirassol
O-83 – Felipe Camarão/Ponta Negra
N-84 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte N. Navarro
599 – Guarapes/Mirassol
LINHAS CIRCULARES
536 – Nova Cidade/Alecrim (antiga linha 36)
544 – Mirassol/Cidade Satélite (antiga linha 44)
557 – Mirassol/Nova Descoberta (antiga linha 57)
566 – Ponta Negra/Mirassol, via Flamboyants (antiga linha 66)
581 – Vila Verde I/Norte Shopping (antiga linha 81)
585 – Planalto / Village do Prata
589 – Jardim América/Rodoviária (antiga linha 23-69)
591 – Alvorada IV/Norte Shopping
592 – Soledade I/Santa Cecília
593 – Residencial Redinha
Linhas que não foram repostas
01 – Cidade da Esperança/Gramoré
12-14 – Soledade I/Ribeira
18 – Bairro Nordeste/Campus
34 – Cidade Nova/Ribeira, via Av. 06
65 – Serrambi/Ribeira, via Praça/Alecrim/Quintas
*Matéria atualizada às 21:53 para inclusão da linha “599”, que tem código de linha Circular, mas opera o trecho bairro/zona sul.
Vale salientar a Linha 599 – Leningrado/ Mirassol. Onde ela se encacharia? Código de circular, operação de troncal.
Em linhas como a O-33A, por exemplo. O ideal seria remover a letra A e trocar o 33 por um número que não esteja sendo usado. Há muitos códigos disponíveis como: 03, 11, 28, 32, 45, 74 e por aí vai.