Por CNH Press
Foto: Divulgação (Mascarello / CNH Press)
Outubro marca a entrega de 216 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), sob o chassi 10-190 da IVECO BUS, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal. Neste ano, a montadora já entregou 84 unidades em agosto. Os veículos fazem parte de um lote total de 1200 unidades e serão utilizados por estados e municípios conveniados à iniciativa do Ministério da Educação para o transporte de, aproximadamente, 50 mil alunos em regiões rurais do Brasil.
Márcio Querichelli, líder da IVECO para a América do Sul, diz que a negociação reafirma a posição de destaque da marca no fornecimento de ônibus para o Caminho da Escola. “A ação governamental é um passo fundamental para o futuro do país e temos muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa com cerca de 8.500 produtos.”
Além do Caminho da Escola, a marca entregou em agosto 66 unidades do chassi 150S21 para o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). “No segmento de transporte de cargas vencemos outras licitações. Destaco a venda de um lote de 32 unidades do Tector 150E21 para o Instituto Água e Terra do Paraná, e a entrega de 10 unidades do Tector compactador de resíduos para o Governo Federal”, diz Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da IVECO.
Chassi 10-190: O modelo de 10 toneladas, projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem com o mesmo nível de conforto para todos os passageiros.
O chassi possui um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 610 Nm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.
A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.
O produto oferece equipamentos como: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso a trechos com terrenos irregulares.
Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o 10-190 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.