Por UNIBUS RN / Com informações da Agência Autodata
Foto: Ilustração/Ônibus Brasil
2,5 mil unidades de chassis de ônibus foram produzidas em fevereiro. O número representa uma alta de 1,2% com relação a fevereiro do ano passado, e de 79,2% em comparação com janeiro, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores), divulgados na sexta-feira, 6. Apesar do resultado positivo no mês, há uma retração de 10,4% no acumulado do ano, o que representa cerca de 4 mil unidades, segundo a Agência Autodata.
Também houve queda nos licenciamentos, que foram 1,3 mil unidades. O índice representa uma queda de 13,8% tanto na comparação com fevereiro do ano passado quanto com janeiro. O acumulado dos dois primeiros meses de 2020 apresentou retração de 10,1% ante igual período do ano passado.
Mas apesar dos números negativos, o setor deverá apresentar recuperação ao longo do primeiro semestre. A avaliação é feita pelo vice-presidente da Anfavea, Marco Antônio Saltini: “As vendas para o programa Caminho da Escola deverão impulsionar os licenciamentos nos próximos meses, pois os municípios precisarão antecipar as compras por causa do período eleitoral do segundo semestre. Seguimos com boas perspectivas para o ano”, afirmou.
EXPORTAÇÕES
A Anfavea também divulgou o número das exportações: foram 436 unidades em fevereiro, que representa uma queda de 38,7% com relação ao mesmo mês de 2019. Na comparação com janeiro houve alta de 63,9% e, no acumulado, queda de 33,7%, com 702 unidades embarcadas.