Para ajudar as prefeituras a fazer escolhas como esta, o instituto de pesquisa WRI Brasil (Instituto de Recursos Mundiais, na sigla em inglês) lançou nesta semana um guia sobre avaliar a qualidade do serviço de ônibus, voltado para as prefeituras e empresas.
Ponto de ônibus na avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Ronny Santos/Folhapress |
O material detalha como realizar pesquisas de satisfação e como criar indicadores para monitorar a qualidade do transporte e, assim, identificar quais problemas incomodam mais aos passageiros. Com isso, é possível atacar primeiro as questões de maior reclamação.
Para medir a qualidade do serviço, o guia elenca 16 itens, como a facilidade de chegar até os pontos de embarque, a frequência em que os ônibus passam, a rapidez da viagem, o conforto dos veículos, a facilidade de pagamento e o custo da passagem. O modelo de medição foi criado a partir de normas usadas na União Europeia.
Para a etapa seguinte, a de resolução de problemas, o WRI criou um grupo de troca de experiências. Hoje, ele possui dez representantes, de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. O grupo está aberto a outras cidades e empresas operadoras que queiram participar. Há reuniões presenciais, conversas virtuais, visitas técnicas e estudos de caso, entre outras ações.
Além da busca de soluções, o grupo também permite comparações entre as cidades. Assim, lugares que estão avançando mais rápido podem ser identificados e compartilhar bons exemplos.
Algumas das ideias que circularam neste grupo foram as iniciativas de criar um aplicativo para receber denúncias de assédio e de colocar alertas na lataria sobre os pontos cegos do motorista de ônibus, de modo a evitar acidentes, especialmente com motos. As duas ideias vêm de Fortaleza.
O transporte por ônibus vêm perdendo passageiros no Brasil e em várias cidades do mundo. No Brasil, os ônibus urbanos das capitais perderam em média 25,9% dos usuários desde 2014, segundo estudo da NTU, associação empresarial do setor.
Folha de S. Paulo