Foto: Noisemaker Lotus Safe & Sound |
A medida aprovada agora na Suíça prevê que os fabricantes instalem em sues veículos elétricos sistemas acústicos de emissão de ruídos por meio de alto-falantes externos. O país adota assim as recentes normas da União Europeia, que se aplica também aos novos carros a célula de combustível (sistema que converte hidrogênio em eletricidade por processo eletroquímico) e os híbridos, explica Thomas Rohrbach, porta-voz do Departamento Federal de Estradas (Astra, na sigla em alemão) da Suíça.
Os ruídos produzidos pelo chamado Sistema de Alerta de Veículos Acústicos (Avas) têm, porém, menos decibéis do que os emitidos pelos veículos à combustão, esclarece a reportagem realizada pelo jornal NZZ am Sonntag.
“Para nós, a introdução desse sistema é vital”, declara ao órgão Joel Favre, da Federação Suíça para os Cegos e Deficientes Visuais. No entanto, a organização recomenda ainda que os veículos elétricos produzam também alguma forma de ruído ao estacionar.
Elétricos
Dos 4,5 milhões de carros registrados na Suíça em 2017, apenas 15 mil são elétricos e 67 mil, híbridos. O governo suíço lançou uma campanha para promover o aumento do uso de veículos elétricos até 2022, como parte dos esforços do país de atingir as metas climáticas firmadas internacionalmente.
Já nos Estados Unidos, essa discussão sobre a introdução de exigências sonoras a veículos elétricos e híbridos vem ocorrendo há alguns anos. Em 2013, por exemplo, o órgão de tráfego e segurança nas estradas federais desenvolveu amostras de como os carros poderiam soar. Confira um desses ruídos no áudio da SWI.
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