Internacional: Londres testará abastecimento high-tech em 2015 em ônibus

Londres, capital da Inglaterra, é uma megalópole que detém uma frota de aproximadamente 8.700 ônibus vermelhos de dois andares que transportam cerca de 6,5 milhões de passageiros por dia. A Transport for London (TfL), empresa que administra o transporte público londrino, está investindo em novas tecnologias para tornar a circulação de seus veículos o menos poluente possível.
Atualmente, engenheiros estão testando um sistema de recarga de energia em uma rede de postos específicos espalhados por Londres, para o abastecimento dos ônibus híbridos (propulsão elétrica + diesel) que estão sendo experimentados desde 2012.
A TfL, porém, iniciará em 2015 testes para o recarregamento das baterias elétricas dos ônibus com uma tecnologia sem fio. Dessa forma, o ônibus não precisará ser recolhido para ter sua bateria preenchida de energia na garagem da empresa, evitando o uso dos cabos de carregamento. Os veículos teriam mais autonomia de trafegabilidade e passariam a usar o motor a diesel somente quando os ônibus estiverem distantes de um posto de abastecimento de energia. Assim, os veículos poderão permanecer em operação por 19 a 20 horas por dia.
A TfL explica que a tecnologia de carregamento da bateria sem fio consiste na transferência de 10kW a cada cinco minutos, semelhante ao sistema das escovas de dente elétricas, que podem ser carregadas sem contato direto com a fonte de energia. Dessa forma, o veículo para sobre uma plataforma específica e rebaixa a sua suspensão, ficando a 15 centímetros do solo. O carregamento é automático e o motorista não precisa descer do ônibus. Como objetivo desses testes, a TfL pretende usar 80% de energia elétrica durante os testes operacionais, enquanto o propulsor a diesel seria acionado somente quando a bateria estiver completamente descarregada e for realmente necessário.
Fonte e foto: Transpoonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo