NTU lança campanha para qualificar o transporte público

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou em Brasília (DF) o Programa Emergencial de Qualificação do Transporte Público por Ônibus. A proposta foi apresentada ao Governo Federal e contempla pilares estratégicos para melhorar e qualificar, em curto prazo, o transporte público nas cidades brasileiras.
Essa proposta é alvo da Campanha Nacional de Qualificação das Redes Convencionais de Transporte Público Urbano que a NTU lança como uma de suas ações para buscar a qualificação dos serviços de ônibus. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foi representada pelo Coordenador do Convênio do Sebrae com a FNP, Carlito Meers.
Carlito lembrou a parceria da FNP com a NTU e ressaltou a importância da aprovação do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e de Caráter Urbano de Passageiros (Reitup) e da Proposta de Emenda à Constituição que dá nova redação ao artigo 6º da Constituição Federal que introduzir o transporte como direito social, chamada PEC 90, como essencial para a melhoria do transporte público no país.
Campanha da NTU: A proposta da NTU se insere dentro das oito medidas para melhoria do transporte público coletivo urbano no Brasil, apresentadas pela entidade em manifestação pública à sociedade, no último mês de julho. Além disso, medida idêntica foi contemplada em uma resolução aprovada no mês de outubro pelo Conselho das Cidades que recomenda proposta ao Governo Federal para o Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana.
“Com a proposta nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos de operação, com a implantação de quatro mil quilômetros de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses”, esclarece o presidente da NTU, Otávio Cunha.
Nessa linha, o programa proposto inclui a construção de faixas exclusivas de ônibus, com fiscalização eletrônica em tempo integral e melhorias nos pontos de parada, incluindo painéis de informações sobre rotas e horários dos coletivos. Esses projetos demandam soluções tecnológicas simples, sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário.
Bons exemplos: Para estimular a implantação das faixas exclusivas, a NTU chama a atenção para as experiências recentes de Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, entre outros exemplos positivos na implantação desse sistema. Com a publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” a NTU também pretende difundir a medida e contribuir com a divulgação de conhecimentos para a elaboração de projetos de mobilidade urbana. Segundo o presidente da NTU, o governo tem cobrado o setor pela falta de propostas nessa linha. “No caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer”, reforça Cunha.
A publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” traz, detalhadamente, critérios técnicos, desenhos urbanos e os principais resultados operacionais obtidos em três capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia) após a adoção das faixas exclusivas e corredores BRS (Bus Rapid System, ou Sistema de Ônibus Rápido, em livre tradução). Em São Paulo, por exemplo, a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir 108%, reduzindo os tempos de deslocamento em até 25 minutos.

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