Circular da UFRN inicia semana com oito veículos

Uma das linhas mais problemáticas de Natal iniciou a semana com melhoras na operação. A 588, mais conhecida como Circular do Campus (UFRN), está circulando desde a manhã de hoje com oito veículos – a antiga frota continha apenas seis ônibus. De acordo com fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (SEMOB) presentes no terminal da linha, a frota oficial do Circular da UFRN para este semestre é de sete carros – o oitavo veículo é para testes que serão realizados pela Secretaria. O órgão não informou aos fiscais quanto tempo durarão os testes, nem por quanto tempo a frota permanecerá com oito ônibus. Mas, a princípio, somente neste primeiro dia de operações do sétimo ônibus, o veículo extra está sendo testado.

Um desejo antigo da comunidade universitária também foi atendido: a frota ganhou seu primeiro carro com elevador para portadores de deficiência – carro 1376, pertencente à empresa Transportes Guanabara. Além dessa novidade, as empresas Cidade das Dunas e Via Sul estão operando a linha simultaneamente – até então, havia um rodízio entre as empresas.
A escalação dos veículos nesta segunda-feira é a seguinte: Sentido direto – 02139 (Santa Maria), 02068 (Santa Maria), 400 (Guanabara) e 1081 (Guanabara). Sentido inverso – 2005041 (Cidade das Dunas), 405 (Guanabara), 05064 (Via Sul) e 1376 (Guanabara).

48 e 66 não voltaram: As linhas 48 (Santos Reis/Nova Descoberta) e 66 (Cidade da Esperança/Ponta Negra), que deixaram de ter o trajeto pelo Campus Universitário no início das férias escolares com a promessa de que retornariam após o carnaval, continuam sem passar pelo Campus. Entramos em contato com a SEMOB, para pedir explicações do caso, e o atendente informou que o órgão não sabia informar nada a respeito. Tentamos contato com a empresa operadora das linhas – Santa Maria – mas seu telefone chama e ninguém atende.

Mudanças operacionais em outras linhas: Outras linhas urbanas também passaram por modificações. A linha 85 (Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro) deixou de ser operada pela empresa Transportes Guanabara – seu veículo foi remanejado para o Circular do Campus – e a linha 600 (Circular Norte Bairros) não é mais operada pela empresa Reunidas – seu veículo irá suprir a ausência da Guanabara na linha 85. De acordo com a SEMOB, as mudanças compreendem ajustes operacionais.
Colaboração: Andreivny Ferreira e Alex Azevedo
Por Thiago Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo