Terminou na quinta-feira (31) o módulo prático do treinamento de condução econômica que a empresa Unitrans vem realizando desde o início de janeiro com 188 motoristas de ônibus. No dia 1º teve início o treinamento teórico da segunda turma de motoristas formada por 186 profissionais, que atuam nas linhas 101; 102; 106; 114; 107; 202; 304; 402; 2514; 5206; 5600. A previsão é de que parte prática a ser ministrada para essa segunda turma tenha início na segunda quinzena de fevereiro. A capacitação se estenderá até abril.
O objetivo do curso é promover uma dirigibilidade mais eficaz e também proporcionar maior conforto aos usuários do transporte coletivo de João Pessoa, com uma condução que amenize os impactos e aproveite melhor as novas tecnologias dos ônibus modernos.
Ao final do curso, 374 condutores de ônibus na cidade terão recebido as orientações sobre a melhor maneira de se conduzir os veículos novos que vêm sendo adquiridos pelos empresários do segmento em João Pessoa. “No módulo teórico passamos dicas de mecânica para eles. Falamos sobre o funcionamento da caixa de marcha, acelerador e, inclusive, do painel de controle, que mudou muito nos últimos anos e os motoristas precisam acompanhar essas mudanças tanto para dirigir com mais economia de combustível, como para fazer com que os passageiros tenham uma viagem mais tranquila e confortável”, explica o instrutor de operações da Unitrans, Charles Jorge Bezerra.
Segundo ele, antigamente os condutores de ônibus não conseguiam realizar uma operação de troca de marcha sem que produzisse menos gases poluentes e desgastasse o veículo. Mas agora isso está mudando com a capacitação. “Os motoristas precisavam pisar e liberar a embreagem duas vezes para passar uma marcha com qualidade. Isso fazia o veículo consumir ainda mais combustível e poluir o meio ambiente. Com os carros elétricos, isso não é mais preciso, mas alguns motoristas, especialmente os mais antigos, precisam ser lembrados dessa nova postura para não mais fazer isso”, afirma Charles, explicando outras vantagens da capacitação. “O treinamento não só evita o desgaste dos veículos, mas também do condutor e do próprio usuário, que usufruirá de uma viagem ainda mais confortável e tranquila”, frisa o instrutor.
O módulo teórico do treinamento é sempre ministrado na sede da Unitrans, em Água Fria, nos turnos da manhã (8h as 10h30) e na parte da tarde (15h as 17h30). A primeira turma a receber as orientações começou a assistir aulas teóricas no início de janeiro. As duas últimas semanas do mês foram reservadas para a parte prática do curso, que foi concluída no último dia 31. A segunda turma de condutores, composta por 186 motoristas, começou a assistir aulas teóricas no último dia 1º.
O instrutor da Unitrans, Charles Jorge, detalha ainda que cada módulo do treinamento segue o princípio de que é preciso ensinar aos motoristas que grande quantidade de paradas para o embarque e o desembarque de passageiros e a extensa rota percorrida pelos ônibus na cidade pode provocar o desgaste excessivo dos veículos e de peças automotivas caso o condutor não esteja bem treinado para a função. Segundo ele, os profissionais que fazem a capacitação sempre melhoram seu desempenho no dia a dia nas ruas. “Estamos com um grupo de instrutores dos terminais também acompanhando o desempenho desses condutores”, diz ele, lembrando que o resultado também é fruto da preocupação constante da empresa com a capacitação de seus funcionários.
Fonte: Fetronor