O ano está acabando. 2012 foi um ano significativo no que diz respeito ao transporte aqui no Rio Grande do Norte – protestos, insegurança, greves, venda de empresas, linhas novas… Enfim, muitos foram os fatos marcantes em 2012 no nosso segmento.
Por isso, desde o dia 25, o UNIBUS RN trouxe uma série de matérias fazendo uma retrospectiva dos principais fatos do transporte potiguar neste ano. Neste domingo, encerramos a retrospectiva com os fatos que encerraram o ano, nos meses de novembro e dezembro.
Novembro: O penúltimo mês do ano teve diversos fatos que ficaram marcados neste ano de 2012 e que merecem ser citados na Retrospectiva do UNIBUS RN.
Neste mês, o SETURN anunciou a criação do consórcio “Norte-Sul”. Formado pelas empresas Guanabara, Reunidas e Santa Maria, o consórcio, anunciado no dia 15 daquele mês, visa a melhor operação das linhas que as três possuem permissão para explorá-las em Natal, principalmente com a redução e a readequação dos custos operacionais das empresas. Tal unificação deve ser concluída até amanhã.
O mês de novembro também foi marcado por vários protestos. Um deles foi registrado na Ribeira, onde motoristas e cobradores pediam uma maior ação da SEMOB para que a Lei que extingue a dupla função de motoristas nos ônibus de Natal fosse cumprida.
Outra manifestação ocorreu na Zona Norte. Por conta do acúmulo de lixo e dos buracos nas ruas do conjunto Brasil Novo, a Guanabara retirou ruas do conjunto dos itinerários das linhas 75A, 75B e 79 – o que deixou os moradores revoltados. No protesto, uma das principais avenidas do conjunto foi interditada, onde até fogo em lixo foi colocado para chamar a atenção de quem passava pelo local.
Porém, o fato mais marcante do mês de novembro foi à criação de uma nova fórmula para o “Passe Livre”. Implantada gradativamente desde o dia 15 de novembro, o programa que permite a integração entre as linhas de ônibus natalenses por parte dos usuários da bilhetagem eletrônica foi alterado visando, segundo a SEMOB, inibir as fraudes no sistema – principalmente a ação dos “Janelinhas”.
Com as mudanças, que gradativamente estão sendo implantadas, os usuários não podem mais fazer a integração entre linhas que possuem terminal no mesmo bairro, diminuindo as opções para que um segundo ônibus seja pego pagando apenas uma passagem. Assim, vários usuários até hoje possuem dúvidas e se queixam da nova fórmula do “Passe Livre”.
Passando para as novidades, novembro trouxe duas importantes renovações de frota para as empresas de fretamento. Uma delas foi a Natal Locadora, que adquiriu um luxuoso veículo para a sua frota: Trata-se de um veículo encarroçado no novíssimo Campione HD, da Comil, usando o motor B11R da Volvo, já adequado para as novas normas ambientais.
Quem também adquiriu um Campione HD foi a Classe A. Encarroçado no motor K400, da Scania (também adaptado para o programa Euro V), o veículo também foi incorporado à empresa no mês de Novembro, fazendo diversos tipos de fretamento.
Ainda no mês de novembro, mais uma empresa abriu as suas portas para os busólogos. Naquele mês, a Viação Campos realizou seu primeiro encontro voltado para os especialistas em transporte, com sua programação realizada na sua garagem-sede, na praia de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta.
Dezembro: O último mês do ano foi bastante movimentado no transporte potiguar, com vários fatos marcantes.
Neste mês, com a proximidade da sua posse, o prefeito eleito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) anunciou seu secretariado para o início da sua gestão. Na SEMOB, Elequicina dos Santos volta a assumir a pasta, que já ocupou na gestão anterior de Carlos Eduardo, quando a SEMOB ainda se chamava STTU.
Falando em política, Carlos Eduardo Alves se pronunciou sobre a licitação do transporte público em Natal. Na ocasião, ao se reunir com membros da Procuradoria Geral de Justiça, informou que pedirá à SEMOB, assim que assumir o mandato de prefeito, a preparação de um novo edital e a anulação do certame em andamento.
No campo judiciário, o mês de dezembro também teve um fato importante para os usuários das linhas que atendem os bairros Nova Parnamirim e Eucaliptos, em Parnamirim. O juiz Cícero Macedo Filho julgou ação que condenou o DER e a Prefeitura do Natal a não alterar o itinerário das linhas que atendem esses bairros dentro da capital.
Ainda em dezembro, mais uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus foi registrada em Natal. Mais uma vez os operadores pediam uma maior aplicação e fiscalização da Lei que extingue a dupla função de motoristas e cobradores. Desta vez, de acordo com o SINTRO, foi uma ação organizada pela oposição à diretoria do sindicato.
Também no último mês do ano, a SEMOB resolveu fazer inúmeras mudanças. Uma delas foram às paradas de ônibus da Avenida Cel. Estevam, no trecho que passa no Centro Comercial do Alecrim. Nesse local, a parada teve seu local trocado em virtude do grande movimento de pessoas para as compras de fim de ano.
Falando em mudanças, seis linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados em dezembro. No início do mês, as linhas 29, 43, 48 e 68 tiveram seus itinerários reduzidos, deixando de passar em importantes localidades, como Nova Descoberta, Morro Branco e o Campus da UFRN.
Não satisfeita, a SEMOB alterou os itinerários das linhas 41 e 66. Ambas as linhas tiveram seus terminais trocados e passaram a atender novas localidades – porém, deixando de atender outros pontos. Tais mudanças não agradaram os usuários dessas linhas.
Quanto a novidades na frota, o mês de dezembro reservou uma grande surpresa no segmento rodoviário do RN. No último mês do ano, a Expresso Cabral iniciou a operação de dois novos ônibus. Tratam-se dos veículos de número 182 e 183, ostentando os primeiros chassis OF-1724, novo produto de motorização dianteira da Mercedes-Benz, a rodarem na região Nordeste.
E, fechando o mês de dezembro, o UNIBUS RN cobriu a apresentação dos novos veículos da Expresso Cabral, no seu segundo encontro de busólogos. Na ocasião, várias fotos dos novos ônibus puderam ser feitas, além de os presentes conhecerem a estrutura de uma das mais conhecidas empresas de transporte rodoviário do Rio Grande do Norte.
E, por aqui, encerramos a Retrospectiva 2012 do UNIBUS RN. Desde o dia 25, cobrimos os fatos marcantes de todo este ano que, certamente, ficará na memória daqueles que admiram ou estudam o transporte. Esperamos ter refrescado sua memória e aguardamos o início de 2013, torcendo para que mais fatos marcantes aconteçam neste novo ano.
Por Andreivny Ferreira