O ano está acabando. 2012 foi um ano significativo no que diz respeito ao transporte aqui no Rio Grande do Norte – protestos, insegurança, greves, venda de empresas, linhas novas… Enfim, muitos foram os fatos marcantes em 2012 no nosso segmento.
Por isso, até o dia 30, o UNIBUS RN traz uma série de matérias fazendo uma retrospectiva dos principais fatos do transporte potiguar neste ano. Na quinta parte da nossa retrospectiva, falamos dos principais fatos dos meses de setembro e outubro.
Setembro: O mês que antecedeu as eleições municipais foi palco de vários fatos marcantes no transporte potiguar. Fatos que, certamente, entraram na história da cidade.
Neste mês, pela primeira vez na história do legislativo municipal, foi preciso revogar um decreto do prefeito (então, prefeita) da capital potiguar. No dia 06 de setembro, em meio a vários protestos, perdeu a validade a portaria da SEMOB, respaldada pela então prefeita Micarla de Sousa, que aumentava a tarifa para R$ 2,40. A volta da passagem para o valor de R$ 2,20 aconteceu no dia 10. Após a sessão da Câmara Municipal, um “roletaço” comemorou a revogação do reajuste.
Porém, o que parecia ser um benefício, virou mais uma dor de cabeça para os usuários. Alegando “desequilíbrio econômico” pela revogação da tarifa, o SETURN suspendeu, no dia 15, o programa “Passe Livre”. Com isso, quem utilizava a bilhetagem eletrônica para fazer a chamada integração temporal ficou, até o dia 20, sem poder utilizar o serviço.
A volta do programa, no dia 20, foi em meio aos protestos mais violentos já vistos na cidade. Em meio a vários atos de vandalismo, no dia 18, dois ônibus foram queimados em Natal – algo até então inédito. Os veículos, pertencentes à Guanabara, foram queimados no Bairro Nordeste e em Lagoa Nova. Felizmente, ninguém ficou ferido e suspeitos das ações foram presos.
Fora do RN, uma notícia chocou e deixou tristes todos aqueles que admiram o transporte e o ônibus. Em setembro, a montadora Busscar, uma das mais tradicionais do país, encerrou definitivamente suas atividades. No RN, várias empresas adquiriram produtos da montadora catarinense e, certamente, ficarão na memória dos admiradores de ônibus.
Porém, não só de tensão e fatos tristes foi vivido o mês de setembro. Nesse mês, a maior novidade do ano nas renovações de frota das empresas potiguares aconteceu. A responsável por isso foi a empresa Alves, trazendo para sua frota, pela primeira vez na sua história, um ônibus com motorização Volkswagen (até então, só comprara Mercedes-Benz), já nas novas normas ambientais. O veículo (Marcopolo Ideale 770 – VW 17.230 OD) já está rodando.
Ainda no mês de setembro, quatro linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. No conjunto Pirangi, as linhas 51 e 52 passaram a ter, nos finais de semana, seus terminais relocados para o conjunto Serrambi, em Neópolis, e tiveram seus itinerários reduzidos. Já quem utiliza as linhas 39 e 40 tiveram, em setembro, de se adequar aos novos terminais das linhas (39 em Cidade Nova; 40 no Planalto).
Ainda falando em Via Sul, tal empresa passou a operar, em setembro, a linha 588, que circula dentro do Campus Central da UFRN. Com isso, o veículo da empresa escalado para fazer a linha esteve, em setembro, substituindo o ônibus da Cidade do Natal, que rodou naquela linha em agosto.
Outubro: Pertinho de encerrar o ano de 2012, o mês de outubro também teve diversos fatos marcantes no transporte potiguar.
Neste mês, um fato triste foi bastante repercutido na imprensa potiguar e pernambucana. Na cidade de Goiana, um ônibus com romeiros potiguares tombou na BR 101, vitimando 5 pessoas. Todas moravam em São Gonçalo do Amarante e estavam em uma romaria com destino à cidade de Paudalho, em Pernambuco.
Ainda em outubro, a interdição do Viaduto do Baldo, no centro, foi destaque em toda a mídia. Importante via da cidade, o viaduto apresentava problemas estruturais e foi interditado naquele mês, por 60 dias, para que engenheiros e a SEMOPI fizessem perícias para saber o real estado de conservação da sua estrutura.
Também em outubro foi anunciada a licitação para a compra dos vagões do VLT, que rodará na atual estrutura do sistema ferroviário da região metropolitana de Natal. O edital contempla 12 unidades para o sistema ferroviário potiguar.
Falando em licitação, no décimo mês do ano a justiça suspendeu o processo do edital que licitaria as linhas de ônibus de Natal. O juiz Cícero Martins Macedo pediu essa suspensão para pedir esclarecimentos à Prefeitura por conta de suspeitas de fraude no certame.
Ainda sobre Prefeitura, no mês de outubro foi sancionada, pela então prefeita Micarla de Sousa, uma lei que proíbe o acúmulo de função dos motoristas nos ônibus de Natal. Com essa medida, todos os veículos deveriam estar com motoristas e cobradores, extinguindo a configuração “micrão” de alguns ônibus, onde só se encontram os motoristas para também cobrar a passagem.
Também no antepenúltimo mês do ano foram feitos testes para a melhoria do trânsito em um dos mais movimentados cruzamentos da cidade. Corredor de diversas linhas de ônibus, o cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Lima e Silva foi palco, durante alguns dias de outubro, de testes promovidos pela SEMOB para a melhoria do trânsito naquela área. Até o presente momento, não há confirmação de que as mudanças feitas possam entrar em vigor definitivamente.
Quanto a novidades na frota, o mês de outubro reservou ônibus seminovos para a Cidade do Natal. Oriundos do Rio de Janeiro, duas unidades foram adquiridas para operação na linha 33 (Planalto/Praia do Meio). Os ônibus, fabricados em 2009, entraram em operação ainda naquele mês.
E, fechando o mês de outubro, o UNIBUS RN cobriu o maior encontro de busólogos do país. Sediado em Fortaleza, o 4º encontro de busólogos da Expresso Guanabara contou com cerca de 100 participantes, em dois dias de intensas atividades com os inscritos. Nosso portal produziu três grandes reportagens sobre esse, que é uma das maiores demonstrações do crescimento da busologia no Brasil.
E, por aqui, encerramos a penúltima parte da retrospectiva 2012 do UNIBUS RN. Amanhã, falaremos dos fatos que encerraram o ano no transporte potiguar, com os acontecimentos de novembro e dezembro. Aguarde!
Por Andreivny Ferreira