Neobus estreia no segmento de ônibus rodoviários com o New Road N10

Independentemente da marca, todo lançamento que traga realmente inovações valoriza a imagem de um setor e da indústria de um País. A indústria de ônibus no Brasil é uma das mais respeitadas em todo o mundo. São soluções de diversos tipos, que vão desde como oferecer luxo ao passageiro até como fazer um veículo que consiga superar áreas alagadas. Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a Neobus fez sua parte e deu uma importante contribuição para que o posto de credibilidade da indústria nacional de ônibus se mantenha. E muito mais que isso, promete com o veículo agitar um segmento que é promissor, mas que hoje tem a participação de poucas empresas. Trata-se do rodoviário de médias e longas distâncias. A encarroçadora gaúcha, de apenas 12 anos de existência, apresentou o Neobus New Road N–10.
O design do ônibus chama a atenção pelo ar de modernidade, algo cada vez mais levado em conta por frotistas e passageiros. O desenho remete a modelos internacionais, em especial da Europa, mas com identidade própria, não fugindo inclusive de algumas características de outros veículos da marca. Todo conjunto óptico é em LED, na parte da frente a “testa negra” dá um ar de robustez e a carroceria tem desenho limpo, com poucos vincos. Em todas as versões as áreas envidraçadas são generosas e há a opção de para-brisa inteiriço, o que aumenta a visibilidade e o requinte.

Por dentro, até mesmo nas versões mais simples o ar de requinte continua. As luzes do ambiente são personalizadas e as poltronas são largas e ergonômicas, ajustando-se ao corpo. Nas versões topo de linha, o passageiro conta com monitores de TV individuais e fones de ouvido com diversos canais. Há também o piso que imita madeira, dando ainda mais sofisticação. As luzes indiretas deixam o ambiente mais agradável.

As inovações, no entanto, não são apenas estéticas. Em relação à manutenção, uma das novidades é o estepe que se encontra na parte dianteira em uma gaveta basculante, facilitando a troca de pneus. O sistema de assistência hidráulica foi simplificado e as peças de reposição foram padronizadas para deixar o trabalho mais simples e diminuir os custos. O motorista conta com um posto de trabalho com melhor ergonomia. O computador de bordo com tela sensível ao toque é fácil para ser manipulado e traz as principais informações em tempo real de desempenho e da parte mecânica. Também há para o condutor uma geladeira exclusiva, o que ajuda em viagens mais longas.

Foram apresentadas duas versões do modelo: New Road 360 e New Road 380. Os chassis podem ser com dois ou três eixos. No evento de apresentação, havia modelos sobre plataformas da Mercedes Benz, Scania, Volvo, MAN-Volkswagen e o mais recente Iveco, ainda a ser comercializado.

A relação entre o chassi e a carroceria no que diz respeito ao cumprimento das normas de redução à poluição com base nos padrões internacionais Euro V foi uma das principais preocupações. Para atingir as metas de restrição, algumas montadoras optara pelo sistema de redução catalítica seletiva, com o fluido ARLA 32 que precisa de um tanque especial. Assim, foi necessária uma carroceria mais leve e com espaço para este reservatório.

“Além do requinte e da inovação, pensamos na praticidade. E um dos pontos que mais preocupam o frotista é o peso do veículo. Assim, seguimos normas internacionais de resistência da carroceria, mas usando materiais leves. Com menos peso, o ônibus pode transportar mais passageiros de forma confortável e gasta menos combustível e peças” – contou à reportagem o diretor de engenharia da Neobus, Adelir Boschetti.

“Este é um momento mágico para Neobus. É a realização de um sonho depois de dois anos de exaustivas jornadas de trabalho. Me emociono. Comecei vendendo peças de veículos num carro Chevete e hoje estamos marcando a história dos transportes rodoviários” – comemorou Edson Tomiello, presidente da Neobus.

Fotos: Ônibus Brasil
Fonte: Canal do Ônibus

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