As mudanças na frota do Circular da UFRN

O mês de março foi bastante significativo para quem depende diariamente de uma das linhas de maior movimentação da capital. A linha 588, mais popularmente conhecida como “Circular da UFRN”, passou por grandes mudanças na sua frota.

A linha atende ao Campus sede da maior instituição de ensino superior do Estado e transporta uma média de 17 mil pessoas por dia – colocando uma média de 4 deslocamentos por cada passageiro, temos cerca de 50 mil passageiros por dia nos seis ônibus da frota.

A 588 é desmembrada em dois itinerários: Via Reitoria (Ida: Setores de Aula), onde há o acesso a área administrativa da UFRN e setores onde outras linhas regulares não atendem (É o caso da Escola de Música e o Ginásio Central); e via Setores de Aulas (Ida: Reitoria), onde há a maior demanda de passageiros, que atende sobretudo aos alunos da instituição.

Recentemente, o Circular da UFRN passou por mudanças significativas. Sua frota, por exemplo, teve um aumento – passou de cinco para seis ônibus – e mais uma empresa passou a explorar a única linha gratuita do sistema: a Conceição. Além disso, a Guanabara, outra empresa que opera a 588, renovou toda a sua frota com veículos mais novos.

Após tais mudanças, o UNIBUS RN traz agora um breve histórico dos novos ônibus da frota do Circular da UFRN.

1088: Este veículo é encarroçado sob a sexta geração do modelo “Torino”, da Marcopolo, usando o motor OF-1721 da Mercedes-Benz. Fabricado em 2004, é o ônibus mais novo da frota do Circular da UFRN. Já rodou em linhas da Zona Norte e, mais recentemente, era escalado na linha 01 (Cidade da Esperança/Gramoré). Substituiu o veículo 1063, um Urbanus II também com motor OF-1721, da Mercedes-Benz, mas fabricado em 1998. É fixo do itinerário via Reitoria.

1229: Fabricado em 1999, faz parte de um lote solicitado a encarroçadora gaúcha Comil. Usando o motor 16-210 CO, da Volkswagen, ostenta o modelo “Svelto FD”, um dos mais conhecidos da marca. Já rodou em linhas da Zona Norte – predominantemente atendendo os itinerários com destino a Zona Sul. Passou os últimos quatro anos escalado na linha 60 (Pajuçara/Mirassol). Substituiu o ônibus de número 1062, com as mesmas características do 1063, citado anteriormente. É fixo no itinerário que atende aos Setores de Aulas.
1230: Também foi fabricado e adquirido em 1999, dentro do mesmo lote do 1229. Possui as mesmas configurações. Também passou por linhas da Zona Norte, mas, diferentemente do 1229, atendia predominantemente linhas para o Centro. Sua última linha fixa foi a 84 (Soledade I/Petrópolis – Via Ponte Newton Navarro). Substituiu o veículo de prefixo 1065 – Busscar Urbanus II OF-1721, que já possuiu câmbio automático. Está escalado também no itinerário via Setores de Aulas.
4072: A mais recente incorporação na frota do Circular da UFRN, pertence a empresa Nossa Senhora da Conceição. É encarroçado sob o modelo “Torino” (Geração 5), da Marcopolo, e usa o chassi OF-1620 da Mercedes-Benz. Chegou a Natal em meados de 2000 – foi fabricado, porém, em 1997 e é oriundo da empresa Nossa Senhora de Lourdes, do Rio de Janeiro. Já rodou nas linhas 59 (Guarapes/Brasília Teimosa) e 31 (Felipe Camarão/Pirangi – Via Campus). Ainda não possui itinerário fixo.
Por Andreivny Ferreira

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