A fiscalização no trânsito será reforçada em toda cidade no período de folia. A ação faz parte da operação Carnaval promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no período de 7 a 13 de fevereiro, com o efetivo por turno de 25 agentes de trânsito, 10 fiscais de transportes e viaturas, 12 carros e 10 motos.
A operação tem como objetivo principal garantir a segurança dos foliões, condutores e passageiros que vão utilizar as ruas e avenidas da cidade durante o reinado de Momo.
De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, Diretor do Departamento de Fiscalização de Trânsito da Semob, “a ordem é disciplinar e orientar o tráfego de veículos e pedestres nos principais corredores onde acontecerão os eventos carnavalescos.”
A operação está prevista para ser concluída às 12h da quarta-feira de cinzas (13). A Semob lembra que em casos de urgências, emergências, o cidadão deve ligar para o telefone 3232 9147.
Programação: A operação começou nesta quinta-feira, dia 7, desde às 16h, no Largo do Atheneu, onde estão programados o cortejo de percussão Papangu, Pau e Lata, Banda Dugiba, Khrystal e Spok Frevo Orquestra.
Na sexta-feira, dia 8, a partir das 21h, tem o Bloco Guerreiras, saindo da travessa Pereira Simões e percorrendo as principais ruas da comunidade; na Redinha, o Bloco Redinha dos Meus Amores, Lavagem do Beco e Manicacas terão concentração na Praça do Cruzeiro, a partir das 20h.
No sábado, dia 9, o Bloco Pinto Pelado estará desfilando pelas ruas do bairro das Rocas a partir das 21h; na Redinha, tem Arrastão dos Blocos, das 17h às 22h, saindo da concentração na Praça do Cruzeiro; Em Ponta Negra, às 17h, tem desfile do Bloco Ia Mas Fiquei e As Bruxas, com concentração na Av. Praia de Genipabu seguindo até o Ponto Sete; e no Alecrim, tem Arrastão de Blocos, com concentração na Av. Presidente Sarmento, a partir das 17h.
No Domingo, dia 10, às 16h, tem a saída do Bloco Tô Dentro (3ª Idade), com Concentração da Trav. Pereira Simões; na redinha Arrastão de Blocos a partir das 11h, com saída da Praça do Cruzeiro; No Centro Histórico acontece o tradicional Desfile das Kengas, com palco armado na Rua Ulisses Caldas, na Cidade Alta, imediações da Prefeitura do Natal, a partir das 16h; No Alecrim também tem Arrastão e Blocos, a partir das 17, com concentração na Av. Presidente Sarmento.
Na segunda-feira de Carnaval, dia 11, tem arrastão de bloco na Redinha, com concentração a partir da Praça do Cruzeiro, às 14h.
Na terça-feira, dia 12, a Banda Carcará sairá da concentração na Travessa Pereira Simões e percorrerá as principais ruas do bairro das Rocas, a partir das 21h; Na Redinha tem Arrastão de Blocos, a partir das 8h, com saída do Mangue, nas imediações da Ponte Newton Navarro e Praça do Cruzeiro, respectivamente; na Praia de Ponta Negra, a partir das 17, tem a Folia dos estandartes, com concentração na Av. Praia de Ponta Negra seguindo até o Ponto Sete, a partir das 17h.
Na quarta-feira, dia 13, a folia ficará concentrada na Redinha com o tradicional desfile dos blocos dos Garis e Baiacú, a partir das 8h, com concentração na Praça do Cruzeiro.
Trens: A Companhia Brasileira de Trens Urbanos do RN (CBTU) emitiu nota nesta quinta-feira (7) informando o horário de funcionamento dos trens durante o carnaval. De acordo com a nota, os trens urbanos funcionarão apenas no sábado (9) e no segundo expediente da quarta-feira de cinzas (13). Nos dias 10, 11 e 12 o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará.
De acordo com a CBTU, o sistema estará disponível novamente na quarta-feira de cinzas, a partir das 11h50. A primeira viagem partirá da Estação Natal, no bairro da Ribeira, com destino a Parnamirim atendendo a linha sul da Região Metropolitana. Já na linha norte a primeira viagem com destino a Ceará-Mirim, também partindo da Estação Natal, será às 12h40.
Na quinta-feira o sistema volta a operar normalmente a partir das 5h20 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 5h40 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
A nota informa ainda que o sistema está operando normalmente com as duas locomotivas e 24 viagens diárias de segunda a sexta-feira, sendo 10 para linha norte e 14 para a linha sul. Já aos sábados são realizadas 15 viagens, sendo oito para linha norte e sete para a linha sul.