O primeiro ônibus Euro VI a gás (ou biogás) da América Latina para o transporte público de passageiros foi lançado na Colômbia, pela Scania. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Universidade Nacional da Colômbia e o Transmilênio (sistema BRT de Bogotá). “Além da necessidade de uma tecnologia mais confiável, a Colômbia busca substituir o diesel por um combustível mais limpo”, explica André Rodrigues, gerente de Produtos para Ônibus Urbano da Scania Latin America.
Para iniciar a operação com o novo propulsor, a Scania promoveu diversos testes que mediram a capacidade de arranque em pistas íngremes, consumo de combustível e emissões de poluentes. Além de ter sido avaliado em condições mais extremas da cidade de Bogotá, como altitude de cerca de 2.600m acima do nível do mar, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e paradas em grandes ladeiras. “A Scania já trabalhava na construção dessa oferta, mas os motores com a tecnologia anterior não tinham capacidade de operar nessa altitude. Com o novo motor Euro 6 a altitude deixa de ser uma limitação”, diz Rodrigues.
O chassi empregado no projeto mede 15 metros de comprimento (tipologia consolidada na Europa e América Latina, mas até então não conhecida pelas autoridades colombianas), com capacidade para 120 passageiros, dois eixos de direção – conferindo um raio de giro menor e boa manobrabilidade. A motorização Euro 6 a gás pode ser aplicada em ônibus de 12 metros e articulados, também.
O propulsor possui cinco cilindros em linha com cabeçotes individuais, 9 litros, níveis de emissão Euro VI que elimina completamente a emissão de material particulado (o contaminante principal). Durante os testes, ficou constatado que o ônibus Scania Euro 6 a gás emite uma concentração em número de partículas ultrafinas (20 mil/cm³) muito inferior às que normalmente se encontram nas amostras de ar de Bogotá (150 mil/cm³). Um ônibus a diesel Euro III, por exemplo, muito recorrente em Bogotá, emite 70 milhões de partículas por centímetro cúbico.
Segundo Enrique Enrich, gerente Geral da Scania Colômbia, a nova linha de motores se destaca por duas vantagens técnicas: “A primeira é a tecnologia de combustão estequiométrica, na qual o motor é capaz de se ajustar de acordo com a pressão atmosférica, identificando como deve se comportar em determinada altitude – característica ideal para o plano de avanço tecnológico das cidades de Bogotá e Medellin. A segunda vantagem do veículo é a alta tolerância a variações na especificação de combustível, com a possibilidade de trabalhar com diferentes qualidades de gás sem necessidade de fazer ajustes no motor”, revela.
A montadora informa que, para o mercado colombiano, a gama de motores Euro VI a gás abrange motores de linha preparados para altitude de até 3.000 m; chassis para ônibus padrón, 15 metros e articulados, assim como modelos rodoviários para distâncias curtas; e chassis para caminhões de lixo, betoneiras e outras aplicações.
“Se combinarmos os benefícios econômicos (baixo custo de combustível e manutenção) e os ambientais, esses motores têm tudo para ser um sucesso não só no transporte urbano de passageiros e de coleta de lixo, mas também em muitas outras aplicações”, completa Silvio Munhoz,diretor de Vendas de Ônibus Urbanos para a região das Américas.
O ônibus, único na Colômbia, realizou testes nas cidades de Bogotá, Cartagena, Valledupar e Medellín, sempre demonstrando desempenho positivo.
Fonte: Transpoonline