Dedicada a todas as possibilidades de mercado a partir da sua exclusiva tecnologia de bateria de fosfato de ferro, a chinesa BYD Company Limited confirmou a instalação de uma fábrica e um centro de pesquisas e desenvolvimento de produtos em Campinas, no interior de São Paulo. Para isso, a empresa investirá R$ 200 milhões, como parte de um investimento total de R$ 4 bilhões no Brasil, conforme revelado com exclusividade pela edição de número 37 da revista Transpo Magazine – Análise.
A unidade industrial será responsável pela produção de ônibus elétricos, que será importada inicialmente e seu processo de fabricação nacional será ampliado gradativamente. O Centro de P&D da BYD será focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação. O projeto empregará 450 colaboradores, inicialmente.
A fábrica terá 32 mil m2 de área, sendo 20 mil m2 de área construída. “A planta industrial terá capacidade de produção de 500 a 1.000 unidades de ônibus e baterias quando alcançar sua plena operação”, revelou Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”, confirmou.
Conforme reportagem da Transpo Magazine, a BYD também irá se desenvolver nos mercados de caminhões, automóveis e máquinas de movimentação, bem como no setor de energia solar para gerar energia limpa e barata, e também soluções fora da rede (off grid – a BYD dispõe de sistemas de geração descentralizada com painéis solares, baterias de ferro e iluminação LED).
“Em fevereiro deste ano visitei a empresa na China e pude verificar a tecnologia de ponta que é aplicada e a qualidade dos produtos. A chegada da BYD no Estado reforça o papel de São Paulo de estar sempre na vanguarda de novas tecnologias”, destaca Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, agência responsável por captar grandes investimentos no Estado paulista.
Com escritório instalado na capital paulista, a BYD tem operado há alguns meses com testes do ônibus elétrico em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Sorocaba e Piracicaba. Segundo metodologia e programa de testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em quatro cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho dos testes, apresentando redução de 81% no consumo energético e redução de 75% no custo operacional, além de menor custo de manutenção e poucas adaptações nas garagens.
Conforme já informado na publicação Transpo Magazine, a BYD comercializará seus ônibus elétricos no Brasil com preço do similar a dos modelos diesel já existentes no mercado nacional, com o contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível. Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a empresa espera viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.
A BYD é também a segunda maior produtora de componentes eletrônicos para celulares, tablets e computadores portáteis do mundo, e grande produtora de componentes e equipamentos para iluminação (LED) e painéis solares.
Fonte e foto: Blog do Caminhoneiro