Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina comemoram a marca expressiva de mil unidades exportadas da linha de ônibus rodoviários Novo O 500 para a América Latina. Lançado em julho de 2023, o modelo rapidamente conquistou operadores da região com sua robustez, desempenho e rentabilidade, características que impulsionaram as vendas em mais de 150% acima do esperado logo no primeiro ano de comercialização. Os chassis O 500 RS 4×2 de 450 cavalos e O 500 RSD 6×4 de 480 cavalos – este último considerado o mais potente da categoria – são atualmente utilizados em países como Chile, Peru, Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, além de destinos fora da América Latina como Egito, Singapura e Indonésia.
Desenvolvido pela engenharia da Mercedes-Benz do Brasil com foco nas necessidades específicas de operações nas regiões andinas e demais países latino-americanos, o Novo O 500 foi projetado para enfrentar condições extremas como temperaturas negativas e altitudes superiores a 5.000 metros, comuns em rotas da Cordilheira dos Andes. Seu desempenho comprovado em aplicações exigentes como turismo, transporte intermunicipal, fretamento e uso em mineração resultou em alta aceitação no mercado. O motor OM 460 LA de seis cilindros e 12,9 litros, o mesmo consagrado no caminhão Actros, é o coração dessa linha, que vai do padrão Euro 3 ao Euro 6. Com novo turbocompressor de 2,4 bar, sistema de injeção a diesel de 2.200 bar e arquitetura eletrônica moderna, o trem de força entrega até 10% de economia de combustível em altitudes elevadas, conforme testes realizados no Peru.
A eficiência energética do modelo é complementada pela transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, equipada com funções como EcoMode, EcoRoll e PowerMode, além do sistema Holder, que facilita partidas em rampas. Essa transmissão é silenciosa, de manutenção simplificada e projetada para suportar alto torque, trazendo mais desempenho e conforto ao motorista. A segurança também é destaque: o Novo O 500 incorpora tecnologias avançadas como o sistema de frenagem autônoma de emergência ABA 5, que reconhece veículos, pedestres e ciclistas, o assistente de ponto cego SGA e o controle inteligente de farol alto, que se ajusta automaticamente à luminosidade do ambiente para garantir melhor visibilidade sem ofuscar outros condutores.
Com essas inovações, a Mercedes-Benz do Brasil reforça seu compromisso com a excelência em engenharia, segurança e desempenho, alinhando-se às exigências operacionais e ambientais dos mercados internacionais. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção dos chassis, desempenha papel fundamental nesse processo, ao adaptar os modelos às legislações de emissões locais – de Euro 3 a Euro 6 – e garantir a confiabilidade do produto final em diferentes cenários. Segundo Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, a integração entre desenvolvimento local e demandas globais tem sido crucial para o sucesso da plataforma. Já Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus da Daimler Latina, destaca que a evolução do trem de força e os ganhos em eficiência e segurança posicionam o Novo O 500 como referência em soluções completas para o transporte rodoviário de passageiros na América Latina e além.