Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou na Fenatran 2024 seu mais novo desenvolvimento voltado para a sustentabilidade: o caminhão conceito VW Meteor Hybrid. Desenvolvido em parceria com a Suspensys, o veículo traz um sistema de tração inteligente, combinando um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, projetado especificamente para o transporte rodoviário no Brasil. O objetivo é otimizar o desempenho de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, utilizando tecnologia avançada para gerenciar automaticamente o uso de cada trem de força.
O Meteor Hybrid tem como diferencial a capacidade de transformar seu terceiro eixo em trativo, convertendo o caminhão em um 6×4 quando necessário. Isso proporciona maior torque em subidas ou no momento de partida, especialmente ao transportar cargas pesadas. Estudos preliminares sugerem que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem, aumentando a velocidade em aclives em até 20%, com um ganho de 35% de força trativa nas rodas.
Sistemas de economia e regeneração
O caminhão conceito também possui um sistema que eleva o eixo auxiliar quando não está em uso, o que reduz o desgaste dos pneus. O custo operacional é beneficiado pela menor exigência do motor a diesel e do sistema de freios. O Meteor Hybrid ainda conta com um sistema de regeneração de energia, que recupera a eletricidade durante as desacelerações, melhorando a eficiência do uso de bateria e aumentando a autonomia do veículo, dependendo das condições da rota.
Alinhado com a estratégia de descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que foi a primeira montadora a produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina, o Meteor Hybrid oferece flexibilidade para operar com o motor a diesel em viagens de longa distância onde a infraestrutura de carregamento elétrico é limitada. Além disso, o veículo pode ser recarregado em sistemas de baixa voltagem (220V) ou em estações de recarga rápida com o padrão CCS2.
Eficiência aerodinâmica
Para maximizar a eficiência e reduzir o impacto ambiental, o Meteor Hybrid vem equipado com um pacote aerodinâmico completo, incluindo defletores no teto, laterais da cabine e chassi, além de extensores para acomodar as baterias. O veículo também possui uma proteção de borracha na parte inferior e calotas projetadas para minimizar o arraste.
Outro destaque é o sistema de câmeras e monitores que substitui os retrovisores tradicionais, oferecendo uma visão de até dois quilômetros à frente do caminhão e eliminando pontos cegos. Sensores infravermelhos melhoram a visibilidade noturna, enquanto o design do sistema reduz o coeficiente de arrasto aerodinâmico, contribuindo para maior segurança e controle em manobras.
Impacto ambiental Positivo
Os primeiros testes indicam que o Meteor Hybrid pode reduzir o consumo de diesel em até 10%, dependendo da topografia, o que resultaria em uma redução anual de até 25 toneladas de emissões de CO2. Se o veículo for abastecido com diesel verde (HVO – óleo vegetal hidrotratado), essa redução pode ultrapassar 90%, evitando até 230 toneladas de emissões por ano.