Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs 3351 6×4 está se destacando em operações de transporte off-road devido à sua força, robustez, tecnologia e disponibilidade. Recentemente, a VDA adquiriu 36 unidades deste modelo para uma nova operação florestal na região de Jacareí, no Vale do Paraíba, São Paulo. Esses caminhões serão utilizados para o transporte de eucalipto, abastecendo fábricas de celulose de importantes empresas do setor. A venda foi intermediada pela Rodobens Veículos Comerciais.
Dessa compra, 35 unidades são da versão plataforma para operação com carroceria “Romeu e Julieta”, enquanto uma unidade é um cavalo mecânico para uso com semirreboques. A maioria dos caminhões já foi entregue, com alguns ainda passando pela implementação de carrocerias.
“Eu conheci o Arocs primeiramente na Alemanha, durante o Salão IAA”, disse Paulo Dartora, acionista da VDA e responsável pela logística de operação dos caminhões. “Já tínhamos uma ótima experiência com os extrapesados Mercedes-Benz Axor off-road na nossa operação, então escolhemos o Arocs para continuar essa relação de confiança com a marca. Quando o Arocs foi lançado no Brasil, a Rodobens nos apresentou o produto e ficamos muito satisfeitos com o que vimos”.
“Já tivemos uma primeira fase de treinamento na entrega dos caminhões e novas etapas estão sendo programadas com a Mercedes-Benz para maximizar o desempenho dos Arocs, focando em melhor consumo e custos operacionais”, afirmou Dartora.
Com essa aquisição, a VDA passa a contar com mais de 100 caminhões Mercedes-Benz na frota, incluindo um Actros 2653 6×4 mix-road, utilizado no transporte de eucalipto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul. Os caminhões da Mercedes-Benz representam aproximadamente 45% da frota total da empresa, que também tem uma forte presença de 70% na frota de ônibus de fretamento para os setores florestal e de mineração.
Versatilidade e produtividade do Arocs
“O Arocs vem demonstrando sua versatilidade e produtividade em operações severas fora de estrada, ampliando sua presença em segmentos de mineração, construção pesada, obras de infraestrutura e agora também em operações florestais e de cana-de-açúcar”, disse Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos orgulhosos pelo fato do Arocs ter sido escolhido para a nova operação da VDA, uma empresa referência no setor florestal no Norte do Brasil e também no Estado de São Paulo”.
“O Arocs oferece força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas, além de produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Assim, contribui para que alcancem a rentabilidade desejada”, destacou Ferrarez. “Para a Vale do Amazonas estamos entregando uma solução abrangente, envolvendo Plano de Manutenção Best Basic, telemetria e gestão de frota FleetBoard, Mecânico Dedicado e financiamento do Banco Mercedes-Benz”.
Sobre a Vale do Amazonas
A VDA é parte de um grupo empresarial com início há 60 anos no transporte de passageiros no interior do Paraná. Atualmente, é comandada pela quarta geração da família, os irmãos Paulo, Cleto e Francisco Dartora. O grupo atua em transporte e logística para os setores florestal e de mineração, fretamento de ônibus, locação de máquinas e equipamentos, e locação de veículos. Opera nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e também no estado de São Paulo, nas cidades de Itapetininga, Lençóis Paulista e Jacareí.