Cresce o número de estudantes utilizando o transporte público em Fortaleza

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)

O número de estudantes que utilizam o transporte público em Fortaleza aumentou 18% nos três primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse crescimento reflete a eficácia do Passe Livre Estudantil como uma política de inclusão social por meio da educação. Essa adesão também representou uma economia de R$ 275,5 milhões para as famílias durante esse período, já que os alunos deixaram de pagar duas passagens diárias no transporte público.

Dados indicam que, de janeiro a março de 2023, quando o Passe Livre Estudantil ainda não estava em vigor, foram realizadas cerca de 4,7 milhões de viagens com tarifas estudantis no transporte público. Já neste ano, foram contabilizados mais de 5,5 milhões de viagens. O benefício facilitou o deslocamento diário de muitos estudantes, como Lilian Cardoso, 20 anos. Residente distante da faculdade e do estágio, Lilian gastava, em média, três passagens por dia. Agora, com o Passe Livre, ela observa um impacto positivo em suas finanças. “Hoje, não preciso gastar tanto com passagens. Meu trajeto é faculdade, estágio e casa, e só gasto com passagem para ir para casa. Isso facilitou muito”, comentou.

Patrícia Menezes, 25 anos, também notou a diferença em suas despesas após a implementação do Passe Livre. Antes, para se deslocar de casa para a faculdade e depois para o trabalho, Patrícia gastava em torno de R$ 150 por mês, alternando entre carros de aplicativo e bicicleta. Moradora de Maracanaú, Patrícia agora não precisa mais se preocupar com o custo da passagem. “Eu ganho o vale transporte do meu trabalho, mas ele só servia para sair de Maracanaú. Essa gratuidade foi muito boa porque economizou muito no meu transporte”, afirmou.

O Passe Livre foi implantado pela Prefeitura de Fortaleza em novembro de 2023. Nos primeiros seis meses de funcionamento, até maio, foram contabilizadas cerca de 11 milhões de passagens gratuitas. “Temos observado um aumento constante nas passagens gratuitas utilizadas mensalmente. Em janeiro deste ano foram mais de 545 mil passagens, e em março, já contabilizávamos cerca de 2 milhões. A procura pela carteira de estudante também aumentou em 5,8% de 2023 para 2024. Isso demonstra que a população abraçou o Passe Livre e está aproveitando seus benefícios”, ressaltou Raimundo Rodrigues, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo