Volvo inicia programa de validação de ônibus biarticulados 100% elétricos na América Latina

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rodolfo Buhrer (Divulgação / La Imagem / Volvo do Brasil)

A Volvo deu início a um programa de validação de ônibus biarticulados 100% elétricos na América Latina. O projeto começou em Curitiba (PR), sede das operações da marca no continente, e se expandirá para Bogotá, Colômbia, e Cidade do México.

O chassi biarticulado é o maior veículo elétrico do portfólio da Volvo, oferecendo alta eficiência no transporte de massa. Segundo André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, “um BRT com esses veículos pode transportar o mesmo número de passageiros que um sistema de metrô, mas com custos significativamente menores e zero emissões”. Após o lançamento comercial, o chassi será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para diversas cidades com sistemas BRT.

Os biarticulados elétricos, que não emitem CO2, são ideais para metrópoles com sistemas BRT (Bus Rapid Transit) ou que pretendem implantar tais sistemas, promovendo eficiência e descarbonização no transporte de passageiros.

Eficiência e tecnologia avançada
Os biarticulados elétricos mantêm as características dos modelos a diesel, reconhecidos como soluções eficazes para transporte de massa. Eles utilizam o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão robustos, mas agora com um trem de força elétrico do Grupo Volvo. O motor elétrico está posicionado entre o primeiro e o segundo eixo, o que melhora a distribuição de carga e permite um salão de passageiros totalmente livre. Com carrocerias de 28 metros, a capacidade de transporte chega a 250 passageiros.

Equipados com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv), os biarticulados elétricos possuem uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. Este conjunto garante melhor capacidade em aclives, menor vibração e maior vida útil, resultando em menor custo de manutenção. O veículo pode ser equipado com até oito baterias, oferecendo uma autonomia de até 250 km, com tempo de recarga total entre 2 e 4 horas. Existe também a opção de carregamento rápido em terminais BRT ao longo da jornada diária.

“Estamos combinando a base mecânica consagrada de nossos biarticulados a diesel com a tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo na América Latina.

Contribuição para a evolução dos sistemas BRT
A eletrificação dos biarticulados é uma nova contribuição da Volvo para a evolução dos sistemas BRT, com foco na eliminação de emissões de CO2. “Desde o início, o biarticulado Volvo trouxe alta eficiência, transportando mais passageiros com menos emissões. Agora, com veículos 100% elétricos, vamos zerar completamente os gases de efeito estufa”, afirma Alexandre Selski. A Volvo tem uma meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa até 2030 e em 100% até 2040. “Com a validação da versão elétrica do nosso biarticulado, estamos fortalecendo nosso compromisso com um transporte mais seguro, eficiente e livre de CO2”, conclui André Marques.

A Volvo introduziu o conceito de ônibus biarticulados há mais de 30 anos, sendo adotado por diversas cidades na América Latina para transportar grandes volumes de passageiros de forma rápida e segura. Atualmente, esses veículos operam em cidades como Curitiba, Bogotá, Rio de Janeiro, Goiânia, e muitas outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo