Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)
Recentemente, a BYD entregou o primeiro ônibus K6 100% elétrico de piso semi-baixo para o Sir Harilall Vaghjee Memorial Hall, em Port Louis, a capital de um pequeno estado insular em desenvolvimento, a República de Maurício. Operado pela National Transport Cooperation (CNT), o maior operador de transporte público local, este evento marcou o primeiro ônibus oficial da BYD 100% elétrico em uma ilha com irradiação de energia solar muito alta, energizado por um carregador EV DC de 60 kW. O ilustre Pravind Kumar Jugnauth, o Primeiro Ministro da República de Maurício; Alan Ganoo, o Ministro dos Transportes Terrestres e Ferrovias Leves; Kavydass Ramano, o Ministro do Meio Ambiente, e Rao Ramah, o Gerente Geral da NTC, testemunharam a cerimônia de lançamento na presença de outras personalidades.
O ônibus elétrico BYD K6 será colocado em funcionamento como um ônibus urbano, transportando passageiros e turistas entre as estações do Metro Express, oferecendo ao público uma opção de transporte público com emissão zero.
Mauritius, o Éden na Terra, é uma ilha montanhosa e vulcânica do Oceano Índico. Para melhor atender às necessidades locais, o ônibus elétrico BYD K6 aplica um avançado trem de força interno e tecnologia de baterias integradas de controle de motor específico para veículos elétricos, tornando-o um veículo afinado às condições das estradas de Maurício.
O ônibus elétrico BYD K6 de 20 lugares pode percorrer até 225 km com uma única carga e pode ser recarregado em centrais fotovoltaicas. É equipado com instalações altamente humanizadas como assentos de encosto alto com design ergonômico, câmeras de segurança integradas, portas de carregamento USB e telas de exibição a bordo.
O Primeiro Ministro, Pravind Kumar Jugnauth, destacou que “o lançamento do primeiro ônibus elétrico da CNT é um marco, e contribuirá na pavimentação do caminho para um sistema de transporte moderno, seguro e ambientalmente correto no país.”
Para Alan Ganoo “este é o próximo passo para modernizar ainda mais o setor de transporte nas Ilhas Maurício e assim melhorar o serviço oferecido aos passageiros, entrando em uma nova era de modernidade.”
Segundo o gerente geral da CNT, Sr. Rao Ramah, “o lançamento deste ônibus elétrico é um passo gigantesco para o transporte público.”
A BYD entrou nas Ilhas Maurício em 2019 junto com seu distribuidor LEAL Energie Ltd e se tornou popular entre os clientes locais por seu veículo de logística totalmente elétrico, o furgão eT3, que possui qualidade confiável e grande sistema de serviço pós-venda. Estabeleceu parcerias profundas com empresas do setor de distribuição de produtos de consumo.
Os ônibus elétricos BYD, bem estabelecidos na Europa e nos EUA, também foram amplamente aprovados na África do Sul, Quênia, Egito, dentre outros países. Os ônibus BYD tem operado perfeitamente em mais de 50 países e regiões. No futuro, a BYD continuará apoiando a proteção ambiental nas Ilhas Maurício, oferecendo aos residentes e visitantes uma opção de transporte ecologicamente correta e com emissão zero.